Arsepam encerra mês de conscientização com ação de sensibilização dos direitos dos autistas no transporte intermunicipal de Manaus

Arsepam encerra mês de conscientização com ação de sensibilização dos direitos dos autistas no transporte intermunicipal de Manaus

Iniciativa da Arsepam busca informar operadores e população sobre legislação e prioridades de atendimento (Foto: Herlam Gloria)

A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Estado do Amazonas (Arsepam), encerrou nesta terça-feira (30/04), a campanha “Passagem Azul – Direito Garantido” com uma ação de conscientização dos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Rodoviária de Manaus.

A ação teve como objetivo informar e sensibilizar os operadores do transporte intermunicipal de passageiros sobre os direitos garantidos a este público.

“Esta ação visa não apenas informar, mas também sensibilizar os profissionais do transporte e a população em geral sobre a importância de garantir os direitos dos autistas no transporte intermunicipal”, destacou o diretor-presidente da Arsepam, Ricardo Lasmar.

Um dos principais focos da campanha foi destacar a legislação que assegura aos autistas o direito à obtenção de passagens gratuitas ou de meia passagem, além de ressaltar a importância da prioridade no atendimento para esse grupo. Para ampliar o alcance da informação, foram distribuídos panfletos contendo QR-Code, que direciona para a cartilha “Passagem Azul: Direito Garantido”, elaborada especialmente para elucidar os direitos dos autistas no contexto do transporte intermunicipal.

A cartilha apresenta de forma acessível as leis que respaldam esses direitos, proporcionando um guia prático tanto para os operadores do transporte quanto para a população em geral. Com essa iniciativa, o governo do Amazonas reforça seu compromisso com a inclusão e a garantia de direitos para todas as pessoas, promovendo uma sociedade mais justa e igualitária.

Manifestações

Em casos de descumprimento dos direitos desses grupos, a Agência Reguladora conta com uma Ouvidoria, que atende de forma online nos números telefônicos 0800 280 8585 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h) e (92) 2020-1117 (com WhatsApp 24 horas) e também de forma presencial nas dependências da Rodoviária de Manaus.

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