Malária: seminário destaca impacto das mudanças climáticas na luta contra doença

Foto: Divulgação/FVS-RCP

A Fundação de Vigilância em Saúde – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), realizou, nesta quinta-feira (25/04), o VIII Seminário Estadual Alusivo ao Dia de Luta contra a Malária. Este ano, o evento teve como tema “O impacto das alterações climáticas na incidência da malária no Amazonas”, abordando as implicações das mudanças climáticas no controle e prevenção da malária na região.

O seminário reuniu 200 participantes, incluindo gerentes de endemias, profissionais de saúde, alunos de graduação e pós-graduação, e apoiadores municipais para o controle da malária da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec). A iniciativa ocorreu na reitoria da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em Manaus.

As instituições parceiras do evento incluem Secretarias Municipais de Saúde, Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Universidade de Harvard, Ministério da Saúde, Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá, Fundação de Medicina Tropical – Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD).

O objetivo do seminário é promover a discussão sobre os principais desafios e estratégias usadas na vigilância e controle da malária nos municípios do Amazonas diante de eventos climáticos extremos. Além disso, a iniciativa também apresenta resultados de trabalhos voltados à prevenção, controle, vigilância e eliminação da malária, bem como incentiva a implementação de estratégias de controle em áreas especiais, com foco na vigilância da doença.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, enfatiza a importância do seminário para a conscientização e mobilização dos profissionais de saúde no combate à malária. “Foram discutidos vários temas, dentre eles: as experiências exitosas em alguns municípios para servir de exemplo para que possamos eliminar a malária até 2035”, disse a diretora.

O coordenador de eliminação da malária pelo Ministério da Saúde, Alexsander Vargas, destacou a importância do trabalho integrado para eliminação da malária. “Hoje é o dia que faz alusão ao combate à malária e isso mostra a articulação que há no SUS, que é tripartite: Ministério (da Saúde), com o estado e os municípios”,afirmou.

Também presente no evento, o coordenador de eliminação de doenças transmissíveis pela OPAS, Miguel Aragón Lopez, acrescentou sobre a importância do compromisso do estado em agir para eliminar a doença.

“Esse evento tem sido muito importante para falar sobre a temática da eliminação da malária. Esse objetivo também é da OMS (Organização Mundial da Saúde) e Opas, na região das Américas. Estamos acompanhando e dando testemunho de que o estado do Amazonas está assumindo o compromisso e parabenizamos esta ação”, disse Miguel.

Francisco Ferreira da Silva, gerente municipal de endemias de Codajás (a 240 quilômetros de Manaus), também participou do evento. Para o gerente, a ação articulada de eliminação da malária impacta nas ações municipais. “O município de Codajás está com zero casos. E o evento é de importância porque é onde a gente adquire conhecimento. Hoje, manter a vigilância dá mais trabalho do que reduzir casos”, afirmou.

Concurso de fotografias e seleção de resumos

Durante o seminário, foram realizadas palestras presenciais e virtuais com a participação de especialistas em malária da FVS-RCP e das instituições parceiras. Após as apresentações, houve espaço para perguntas e discussões sobre os temas abordados.

Foto: Divulgação/FVS-RCP

Outro destaque do evento foi o Concurso de Fotografia com o tema “O impacto das alterações climáticas na incidência da malária no Amazonas”, aberto aos profissionais de saúde que atuaram no período dos impactos climáticos no Amazonas.

Além disso, houve apresentações de experiências exitosas no controle da malária por profissionais dos municípios do Amazonas em meio aos impactos climáticos, com resumos científicos. O melhor trabalho em formato de banner e a melhor apresentação oral receberam premiações.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *