18/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Amazonas entrega 59 cadeiras de rodas e de banho para Prefeitura de Pauini

Publicado em 24 de abril, 2024

Amazonas entrega 59 cadeiras de rodas e de banho para Prefeitura de Pauini

O Governo do Amazonas entregou 59 cadeiras de rodas e banho para o município de Pauini (a 923 quilômetros de distância de Manaus), nesta quarta-feira (24/04). A ação coordenada pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) auxilia cidadãos em vulnerabilidade social, baixa locomoção e Pessoas com Deficiência (PcD) da cidade.

A ação é fruto da Emenda Parlamentar n° 109/2023, oriunda do deputado estadual Adjuto Afonso. Ao todo, foram disponibilizadas 32 cadeiras de rodas universais e 27 unidades para banho para a população, totalizando uma aplicação de R$ 99.867,73.

A entrega ocorreu no auditório da secretaria, localizada no conjunto Celetramazon, bairro Adrianópolis, zona centro-sul.

Demanda

De acordo com o prefeito de Pauini, Renato Afonso, foi realizado um levantamento no município acerca da demanda da solicitação, e com a parceria com o Governo do Estado, todas as cadeiras serão entregues de forma específica a cada pessoa que solicitou.

“Foi feito um levantamento no município e todas as cadeiras estão devidamente com laudo e CPF de cada pessoa, a entrega será feita assim, ordenadamente, e com esses critérios. Pessoas carentes, que necessitam mesmo, e não têm condições de ter uma cadeira de rodas, então fizemos essa ação com o Governo do Estado para proporcionar essa ajuda para aquelas pessoas”, declarou o prefeito.

Luiza Almeida, secretária executiva da Sejusc, destacou que a iniciativa é uma forma de garantir assistência do Estado aos PcD do município.

“Com as entregas de cadeiras de rodas garantimos a assistência das Pessoas com Deficiência e baixa mobilidade, como idosos também. Por meio da SePcD, atuamos em diversas frentes, desde a garantia dos direitos e promoção da inclusão social, além de diversos serviços especializados”, relembrou a secretária.

Solicitação

A cadeira de rodas é uma ferramenta de auxílio para as Pessoas com Deficiência (PcD) e baixa locomoção, porém muitos cidadãos não têm condições financeiras para comprar uma para si. Com isso, o Governo do Amazonas disponibiliza a solicitação de forma gratuita por meio da Secretaria Executiva de Direitos da Pessoa com Deficiência (SePcD) da Sejusc.

A solicitação ocorre de forma presencial, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, na sede da SePcD localizada na rua Marquês de Quixeramobim, 210, Parque das Laranjeiras. Lá, o beneficiário ou responsável deve apresentar todos os documentos em cópia: RG, CPF, comprovante de residência, cartão do SUS e laudo médico.

Em seguida, acontece o processo de medição, que consiste em uma vistoria das medidas do solicitante. O procedimento define qual tipo de cadeira será disponibilizada. O setor de benefício trabalha com quatro tipos de cadeiras: posturais, universais, monobloco e a dinâmica infantil.

Tags:

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.