Rede estadual promove seminário sobre educação financeira em escolas de Ensino Fundamental

Foto: Divulgação/Eduardo Cavalcante/Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

O seminário “Aprender Valor: Educação Financeira nas Escolas” foi realizado na tarde desta terça-feira (16/04), para profissionais da rede estadual de ensino. A ação, que aconteceu no Centro de Formação Profissional Pe. José de Anchieta (Cepan), da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, é uma parceria com o Banco Central.

O intuito do encontro é fomentar a educação financeira nas escolas públicas de Ensino Fundamental, além de promover uma formação aos diretores escolares e professores da rede pública de ensino. Na tarde de hoje, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, por meio do Departamento de Políticas e Programas Educacionais (Deppe), realizou, no Cepan, o evento “Aprender Valor: Educação Financeira nas Escolas”.

Segundo a secretária executiva adjunta da Capital, da Secretaria de Educação, Edilene Pinheiro, o evento é uma culminância da parceria entre a Secretaria de Educação e o Banco Central, que acontece desde o ano de 2023, com a aplicação do projeto Aprender Valor em formato piloto em 21 escolas. Para 2024, segundo a secretária, o objetivo é expandir para todas escolas da rede.

“Hoje, a proposta é trabalhar com todas as escolas de Ensino Fundamental. O seminário veio para que possamos explicar um pouco mais sobre como vai ser esse processo de ampliação do projeto na nossa rede”, disse a secretária.

Aprender Valor

O evento contou com a palestra da representante do Banco Central, Ana Márcia Fonseca, que explicou sobre as três principais entregas que o programa faz para as escolas, sendo elas os cursos para os educadores, os projetos escolares e as avaliações de aprendizagem.

Segundo Ana Márcia Fonseca, o Aprender Valor é uma iniciativa que ajuda os professores e as redes de ensino a levar, para dentro da sala de aula, a temática da educação financeira, seguindo os moldes estabelecidos pelo MEC e as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

“Já existem diversos estudos internacionais mostrando que quanto mais cedo a gente começa ensinar a educação financeira e, melhor ainda, dentro da sala de aula, isso se reverte a longo prazo em uma sociedade muito mais consciente das melhores formas de usar o seu dinheiro”, explicou a representante do Banco Central.

De acordo com o coordenador da Coordenadoria Distrital de Educação 6 (CDE 6), Augusto Cordeiro, o seminário veio elucidar dúvidas e trazer informações que serão repassadas aos estudantes.

“A saúde fiscal é muito importante e é importante que o estudante aprenda a poupar e ter uma saúde financeira desde os primeiros anos de vida para que, quando ele se torne um adulto, se torne alguém que saiba lidar com o dinheiro”, disse o coordenador.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *