Prefeitura de Manaus participa do 7º Encontro da Rede Brasileira de Institutos de Planejamento

Prefeitura de Manaus participa do 7º Encontro da Rede Brasileira de Institutos de Planejamento

Prefeitura de Manaus, via Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), vai participar do 7º Encontro da Rede Brasileira de Institutos de Planejamento (InRede), que acontece nos dias 18 e 19 de abril, na cidade de São Luís (MA). Entre as dinâmicas para o evento estão palestras, mesas-redondas, visitas técnicas, atividades, entre outras ações com o grupo da InRede.

O encontro vai dar continuidade aos trabalhos da rede, iniciada em 2022, com representantes de municípios de todas as regiões brasileiras, buscando planejamento integrado e sustentável de cidades para o fortalecimento dos institutos.

Em São Luís, o Instituto da Cidade (Incid) faz a coordenação e executa o processo de planejamento e monitoramento do desenvolvimento urbano da capital. O 7º encontro tem como tema “Boas Práticas Municipais na Aplicação dos Instrumentos de Desenvolvimento Territorial”, para promover intercâmbio de experiência, conhecimento e boas práticas com as demais cidades participantes.

Palestra

No dia 18, a palestra será sobre o tema “Boas práticas municipais”. No mesmo dia, os participantes fazem uma visita técnica ao centro de São Luís.

O Centro Histórico de São Luís, localizado na ilha de São Luís do Maranhão, na baía de São Marcos, é um exemplo de cidade colonial portuguesa e que tem conservado o tecido urbano harmoniosamente integrado ao ambiente que o cerca. A capital foi tombada pelo Iphan, em 1974, e inscrita como patrimônio mundial, em 6 de dezembro de 1997. Seu núcleo original, fundado pelos franceses em 1612, caracteriza-se pela arquitetura civil de influência portuguesa, bastante homogênea.

O diretor de Planejamento Urbano do Implurb, arquiteto e urbanista Pedro Paulo Cordeiro, vai representar Manaus no evento. Ele lembra que, com a gestão municipal, a capital amazonense tem um rico conjunto de reabilitação com as obras e ações do “Nosso Centro”, como os recém-inaugurados mirante Lúcia Almeida e o largo de São Vicente. A obra do casarão Thiago de Mello está concluída e a do píer turístico passa dos 92% de conclusão.

“Esse é um grande feito da gestão David Almeida, de proporcionar, em um curto espaço de tempo, novas áreas públicas de qualidade. Até hoje só tínhamos o complexo turístico Ponta Negra e o largo de São Sebastião, com o Teatro Amazonas, que são espaços que atendem ao público em geral. E, agora, temos todo esse novo tecido urbano, com novos espaços públicos de qualidade e quem ganha é a população”, destacou Cordeiro.

Apoio

O encontro conta o apoio institucional do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) e da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit GmbH (GIZ), Agência Alemã de Cooperação Internacional, com o projeto Cidade Presente (DUS) e da plataforma ReDUS (Rede para o Desenvolvimento Urbano Sustentável).

InRede

O evento dá sequência aos trabalhos da InRede, com os representantes de municípios de todas as regiões do Brasil, com foco no desenvolvimento e planejamento urbano integrados e sustentáveis, buscando fortalecer os membros e se alinhar aos objetivos da Agenda 2030 da ONU. O Implurb foi eleito para a vice-presidência do grupo de institutos.

O fortalecimento de estratégias em prol do desenvolvimento inclusivo e sustentável é uma das principais frentes de atuação da InRede, que conta com parceiros estratégicos para auxiliar a fomentar a localização das agendas globais em nível municipal. Desde o primeiro encontro da iniciativa, o ONU-Habitat e a GIZ estão nesta missão.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *