Dengue: desde o início do ano, Amazonas confirma 3.559 casos e dois óbitos

Foto: Divulgação

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES), divulga, nesta quinta-feira (11/04) o Informe Epidemiológico das Arboviroses no Amazonas. O levantamento está disponível no site da FVS-RCP, em https://abre.ai/jr62

No Amazonas, no período de 1º de janeiro até esta quinta-feira (11/04), foram 21.795 notificados casos suspeitos de arboviroses, sendo confirmados, por critério laboratorial ou clínico-epidemiológicos, 3.559 para dengue, 34 para chikungunya, 32 para zika, especificamente por critério laboratorial, 2.622 casos de febre do Oropouche, 59 casos de febre do Mayaro.

Os dados constam no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e no Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL).

Conforme o informe de arboviroses, o Amazonas continua com dois óbitos por dengue, sendo um em Manaus e um em Lábrea.

Na lista de municípios do Amazonas com maior quantidade de casos notificados para arboviroses estão: Manaus (7.517), Tefé (1.372), Manacapuru (1.151), Coari (858), Lábrea (827), Carauari (757), Tonantins (736), Iranduba (686), Codajás (615), e Eirunepé (572).

Prevenção

A melhor forma de evitar as arboviroses é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação de mosquitos transmissores das doenças.

Além dessas medidas, a prevenção contra a Febre do Oropouche envolve, ainda, evitar adentrar em locais de mata e beira de rios (principalmente entre 9h e 16h), limpeza de quintais, evitando o acúmulo de matéria orgânica e, quando possível, recomenda-se o uso de repelentes.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *