Ações para Dia Nacional do Campo Limpo, em Rio Preto da Eva, são definidas pela Sepror e instituições governamentais

Foto: Divulgação/Sepror

Em Rio Preto da Eva (distante a 57 quilômetros de Manaus), a Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), definiu, na quarta-feira (10/04), ações que deverão ser executadas pelo Sistema Sepror (Idam, Adaf e ADS) em comemoração ao Dia Nacional do Campo Limpo, que será realizado no dia 19 de junho, por meio do Grupo de Trabalho Interinstitucional de Atenção Integral à Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos (GT Agrotóxicos), coordenado pela Departamento de Vigilância Ambiental e Controle de Doenças da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS) – Dra. Rosemary Costa Pinto, .

O evento é uma iniciativa voltada à promoção de novas tecnologias agrícolas e ações educativas sobre saúde para agricultores e o público infanto-juvenil.

O representante da Sepror, Heitor Liberato, ressaltou a importância da Secretaria na disseminação de informações e no fornecimento de recursos em que se trabalha principalmente educação, saúde, tratando de boas práticas agrícolas, destino correto de embalagens vazias, utilização de EPI, que são temas transversais, trabalhados por diversas instituições e que o objetivo central é a saúde do agricultor, do trabalhador rural, com palestras orientativas a esse público.

“Estamos aqui para reunir com o intuito de melhorar as condições de trabalho dos agricultores e promover a educação em saúde entre os produtores rurais e o público infanto-juvenil das comunidades rurais amazonenses, pois é um evento festivo e socioeducativo”, afirmou.

A Sepror, integrante do Grupo de Trabalho (GT), tem papel fundamental na organização e programação do evento, juntamente com o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) e a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado (Adaf), que deverão apresentar temáticas relacionadas à preservação da saúde dos trabalhadores e a conscientização ambiental, com foco na correta aquisição, armazenamento de agrotóxicos e logística reversa de embalagens vazias.

A bióloga da FVS e coordenadora estadual do GT-agrotóxicos, Raiane Souza, destacou que a reunião foi um evento preparatório para o Dia Nacional do Campo Limpo. Esse evento promove boas práticas agrícolas e conscientização sobre o uso adequado de agrotóxicos, além de educar os agricultores e suas famílias sobre os riscos à saúde associados aos agrotóxicos e como se proteger, sem proibir seu uso, fornecendo informações importantes para a comunidade rural.

“É importante alinharmos com todas as instituições que compõem o GT Agrotóxicos, tanto estadual como o GT Agrotóxicos Municipal de Rio Preto da Eva, além de outras instituições parceiras e levar a informação ao agricultor e à sua família, para que ele possa saber quais são os riscos que os agrotóxicos levam à sua saúde e como se prevenir desses riscos” afirmou a coordenadora.

Ao final do evento, ficou decidido o papel de cada instituição participante e a programação prévia do evento, como local e palestras com temas que vão desde os riscos da saúde associadas ao uso incorreto de agrotóxicos até a calibração e aplicação dos agrotóxicos, logística de recolhimento de embalagens vazias, localização desses recolhimentos e doações de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *