Número de armas apreendidas tem aumento de 73,31% e de prisões em flagrante 99,77%, segundo dados da PMAM

Número de armas apreendidas tem aumento de 73,31% e de prisões em flagrante 99,77%, segundo dados da PMAM

A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) apreendeu 435 armas no primeiro trimestre de 2024. Esse número representa um aumento de 73,31% nas apreensões registradas nos três primeiros meses de 2023, quando a corporação tirou de circulação 251 armas de fogo de diversos modelos e calibres. Os dados são do Centro Integrado de Estatística de Segurança Pública (Ciesp), da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).

Os cinco tipos de armas mais apreendidas durante as operações e ações de patrulhamento foram pistola, revólver, espingarda, arma de fabricação caseira e fuzil. Além do armamento, a PMAM apreendeu ainda 49 simulacros, 6.853 munições de diversos calibres e 223 armas brancas de janeiro a março de 2024.

De acordo com o comandante-geral da PMAM, coronel PM Klinger Paiva, as apreensões refletem o trabalho intensificado da corporação para tirar de circulação armamentos que são usados para cometimento de crimes.

Crimes

“Sabemos que esse armamento é usado para cometer roubos e homicídios, além de serem usadas para confrontos entre facções e piratas de rio para aterrorizarem ribeirinhos no interior do estado. A Polícia Militar do Amazonas tem realizado operações contínuas para desarmar os criminosos e garantir a ordem pública e segurança da população”, declarou o coronel PM Klinger Paiva.

Além do aumento significativo nas apreensões de armas de fogo, a PMAM registrou 867 prisões em flagrante de janeiro a março deste ano, com um aumento de 99,77% em comparação com o mesmo período do ano passado, quando a corporação militar efetuou 434 prisões.

Os dados referentes a menores apreendidos por atos infracionais e a recaptura de foragidos da Justiça também apresentaram aumento de 5% e 13%, respectivamente. Nos três primeiros meses deste ano, a Polícia Militar do Amazonas apreendeu 121 menores e, no mesmo período de 2023, o número registrado foi de 115 apreensões. Em 2024, a corporação recapturou 182 foragidos da Justiça e, em 2023, o número de recapturas de janeiro a março foi de 161.

Ocorrências de destaque

No dia 2 de fevereiro, equipes da 13ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) apreenderam um arsenal com 36 armas de grosso calibre, registrando a maior apreensão de armas no Amazonas. A ocorrência foi registrada no bairro Nossa Senhora de Fátima 2, zona norte de Manaus.

No total, foram apreendidas 36 armas de fogo, todas com numeração suprimida, sendo 31 pistolas de vários modelos e calibres, quatro fuzis de calibre 5.56, uma submetralhadora de calibre 40, além de 63 carregadores de pistola 9 milímetros, três carregadores modelo caracol, 24 carregadores de fuzil calibre 5.56, um carregador de submetralhadora calibre 40 e 95 munições de calibre 5.56. O material apreendido totaliza em aproximadamente R$ 500 mil de prejuízo ao crime organizado.

Força Tática

No dia 13 de março, a Força Tática apreendeu três armas de fogo após patrulhamento de rotina no bairro Jorge Teixeira, zona leste. Dois homens foram presos durante a ação. Com eles, os policiais militares encontraram uma submetralhadora calibre 40, uma pistola calibre 9 milímetros e uma espingarda calibre 12.

Já no dia 21 de março, a equipe das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam) apreendeu três armas de fogo em uma ocorrência no conjunto João Paulo II, após denúncia anônima de que uma facção criminosa estava guardando material bélico. Foram encontrados um fuzil AR-15 calibre 223, uma pistola calibre 45, um rifle calibre 22, além de 16 munições calibre 45, sete munições calibre 22 e uma munição calibre 556, todas intactas.

Denúncia

A Polícia Militar do Amazonas orienta a população que informe imediatamente ao tomar conhecimento de qualquer ação criminosa, por meio do disque denúncia 181 ou pelo 190. A identidade do denunciante será mantida em sigilo.

Tags: armas, PMAM
Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *