Atividades em Unidade Demonstrativa de produção de sementes de malva em Manacapuru são retomadas

Foto: Divulgação/Idam

Interrompidas por conta da severa estiagem que atingiu o Amazonas em 2023, as atividades na Unidade Demonstrativa (UD) de produção de sementes de malva, no município de Manacapuru (a 68 quilômetros da capital), foram retomadas, na terça-feira (09/04), pelos técnicos do Projeto Prioritário (PP) de Fibras do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam).

O projeto tem objetivo de produzir sementes que, posteriormente, serão doadas a produtores rurais a fim de fortalecer a cadeia produtiva da malva no estado. Em Manacapuru, a cultura está entre as atividades de destaque na geração de emprego e renda, que tende a ganhar maior destaque com a retomada das ações da UD.

A UD está situada no sítio do agricultor familiar Severo Façanha, na comunidade de Acajutuba. A atividade foi iniciada em 2021, com adubação da área selecionada com uso de adubo orgânico e químico. O plantio, entretanto, foi prejudicado por conta da severa estiagem que assolou o estado ano passado, porém, das 625 plantas, 379 nasceram e se desenvolveram.

“Avaliamos as plantas e constatamos que uma boa parcela delas conseguiu passar pela estiagem e se desenvolveram. Com isso, o próximo passo é seguir com os tratos culturais na busca dos resultados”, destacou o coordenador do Projeto Prioritário de Fibras do Idam, Suzamar Santos.

A primeira UD implementada pelo PP de Fibras em parceria com a Fazenda Experimental da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), na BR-174, rendeu 600 kg de sementes por hectare, considerado um enorme sucesso pela equipe técnica.

O coordenador revela ainda que, no mês de junho, será implantada uma Unidade Demonstrativa em Parintins (a 369 quilômetros da capital), na qual, o município é um dos maiores produtores de fibras do estado e, com a nova UD, outros agricultores familiares terão acesso a sementes para produção de malva.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *