Representantes de hospitais da rede privada participam de ação educativa da Visa Manaus

Foto: Divulgação/Semsa

Na tarde desta terça-feira, 9/4, a Vigilância Sanitária (Visa Manaus), da Prefeitura de Manaus, realizou uma ação educativa com representantes de hospitais da rede privada da capital amazonense. O objetivo foi esclarecer dúvidas sobre o processo de licenciamento, além de estimular as boas práticas sanitárias nas rotinas de trabalho.

Na abertura da programação, o diretor da Visa Manaus, Ewerton Wanderley, reforçou que a equipe do órgão tem feito um grande esforço nos últimos anos para desfazer a imagem da Vigilância municipal como um órgão unicamente punitivo.

“Sem deixar de lado as fiscalizações, a Visa também desenvolve um importante trabalho de orientação junto ao setor regulado, cuidando para que a atividade econômica da cidade se desenvolva sem descuidar da proteção à saúde e bem-estar da população”, completou Ewerton.

A ação de hoje foi organizada pela Gerência de Vigilância de Serviços (Gevser) da Visa Manaus, e foi dividida em duas partes. Na primeira, foram abordados os problemas cadastrais que impedem a emissão de licença sanitária para os estabelecimentos hospitalares.

“Temos duas dificuldades mais comuns: os responsáveis pelo estabelecimento preenchem de forma errada ou desatualizada os dados no cadastro do Sistema de Licenciamento Integrado Municipal (Slim), ou então apresentam a documentação de forma incompleta. Fizemos várias orientações hoje para tentar diminuir a incidência desses problemas”, explica Tânia Muniz, gerente da Gevser.

A segunda parte tratou das infrações sanitárias que também podem impedir o licenciamento, destacando as orientações sobre as boas práticas sanitárias para o segmento de hospitais. A necessidade de os estabelecimentos realizarem a autoavaliação das suas instalações e equipamentos, utilizando como guia o Roteiro Objetivo de Inspeção elaborado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária Anvisa), foi ressaltada.

“Dessa forma, os hospitais podem monitorar suas condições sanitárias e se manter em conformidade com as boas práticas, garantindo que poucas ocorrências sejam encontradas nas inspeções realizadas pelos fiscais da Visa Manaus”, acrescenta a gerente.

Para o gerente de regulação Ítalo Costa, 35, a atividade foi uma oportunidade para atualizar conhecimentos.

“Eu achei muito importante essa ação, como forma de atualizar o setor regulado quanto às suas obrigações. Nós pudemos tirar dúvidas, aprender sobre como aperfeiçoar o monitoramento, enfim, renovar nossos conhecimentos, o que certamente vai contribuir para que possamos oferecer mais saúde e segurança aos pacientes”, avalia.

A população de Manaus pode denunciar irregularidades sanitárias relativas a produtos e serviços por meio da Ouvidoria da Visa Manaus, no número (92) 98842-8481 ou pelo e-mail [email protected].

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *