Manejo do pirarucu de Atalaia do Norte é vencedor do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

Foto: Divulgação

O trabalho em torno do manejo do pirarucu e pesca esportiva no Vale do Javari, realizado pela prefeitura do município de Atalaia do Norte (distante 1.136 quilômetros de Manaus), foi vencedor na categoria inclusão produtiva na etapa estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE), idealizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A solenidade de entrega da premiação acontece no dia 17 de abril, em Manaus. Vale destacar que Atalaia do Norte, a partir de agora, concorre ao prêmio nacional na categoria que será realizado em Brasília.

A atual gestão resgatou e reativou o manejo do pirarucu em comunidades indígenas e ribeirinhas do Vale do Javari, incentivou a pesca esportiva e criou o Festival da Pesca Manejada de Atalaia do Norte (Festpeman), cuja primeira edição aconteceu em 2023.

Na etapa estadual no Amazonas, um total de 20 projetos de 14 prefeituras concorreram a um total de 8 categorias. Os vencedores estaduais, que é o caso de Atalaia do Norte, têm a oportunidade de representar seus estados na fase nacional em cada categoria. Os vencedores nacionais vão receber o prêmio em Brasília.

“Este prêmio vem como reconhecimento de todo o esforço e compromisso firmado pela nossa gestão para o desenvolvimento de Atalaia do Norte, pois temos um potencial inigualável que merecia ser utilizado de forma justa e consciente para beneficiar nossos ribeirinhos e indígenas”, diz Denis Paiva (União), prefeito de Atalaia do Norte.

Sobre o PSPE

O prêmio nacional reconhece o papel vital das prefeituras no fortalecimento da economia local, na criação de oportunidades de emprego e na melhoria da qualidade de vida das comunidades. Por meio do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, as prefeituras podem ser reconhecidas como agentes de transformação e inovação em suas regiões, contribuindo para o crescimento sustentável do país como um todo.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *