Jovens de centros socioeducativos de Manaus recebem aulas de empreendedorismo

Foto: Divulgação/Ygson França/Sejusc

Os jovens que cumprem medida socioeducativa nas unidades de internação da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) começaram a ter aulas de empreendedorismo, nesta sexta-feira (05/04). A capacitação é uma parceria com a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O Centro Socioeducativo Dagmar Feitoza, na zona centro-oeste de Manaus, foi o primeiro a receber as aulas do projeto “Ensina-me a Empreender”. Ao todo, serão seis aulas, uma por semana, nas cinco unidades socioeducativas.

O “Ensina-me a Empreender” foca em palestras sobre marketing social, empreendedorismo, vendas digitais e educação empreendedora, com dinamismo e aulas atuais.

Monique Cruz, defensora pública e uma das coordenadoras do projeto “Ensinar-me a Empreender”, explica que o Sebrae criou uma trilha específica para os adolescentes que estão em cumprimento de medidas nos Centros Socioeducativos de Manaus.

“Esse curso que foi criado pelo Sebrae, especificamente para esses adolescentes, é a primeira vez que acontece esse tipo de parceria. Vamos em todas as unidades, porque nós sabemos que os meninos entram, cumprem suas medidas e saem novos meninos, então podem ter profissão e uma nova vida quando saírem daqui”, reforça a defensora.

Andreza Souza, secretária adjunta dos Direitos da Criança e Adolescente, comenta como é importante passar esses conhecimentos para os adolescentes, para quando eles deixarem os centros socioeducativos possam vislumbrar futuros promissores.

“A gente consegue ressignificar a vida desses adolescentes através desse processo que é desenvolvido pelo Sebrae. O adolescente vai passar por uma transformação que é possível, sim, sonhar e empreender, e sendo protagonista da sua própria história”, pontuou Andreza Souza.

Desenvolvimento

A Sejusc, por meio da Secretaria Executiva dos Direitos da Criança e Adolescente (Sedca), também oferta capacitações aos adolescentes, em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), nas áreas de piscicultura, elétrica, administrativo e panificação.

Todas as atividades são preconizadas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), e visam o desenvolvimento integral dos jovens.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *