Projeto Mulheres Mil inicia atividades nesta quinta-feira (04)

Projeto Mulheres Mil inicia atividades nesta quinta-feira (04)

A ação é uma iniciativa do Governo Federal, em parceria com o Cetam (Foto: Antonio Lima/Secom)

O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), iniciou, nesta quinta-feira (04/04), as atividades do Projeto Mulheres Mil, uma iniciativa do Governo Federal, em parceria com o Cetam, para promover a qualificação profissional e a inserção no mercado de trabalho de mulheres em situação de vulnerabilidade e econômica com cursos profissionalizantes e ações de empoderamento feminino. A iniciativa é do Governo do Amazonas.

A aula inaugural foi realizada no auditório da sede do Cetam, bairro Dom Pedro, zona centro-oeste.

O programa atende mulheres a partir de 16 anos, prioritariamente, em contexto de pobreza e extrema pobreza; baixo grau de escolarização ou nenhuma escolarização; responsáveis pelos cuidados das/os filhas/os e ou familiares; pelos cuidados da casa; vítimas de violência; observando as questões de desigualdade racial e étnica; de orientação sexual e identidade de gênero; geracional; de deficiência; de classe social.

Os cursos serão ofertados através de parcerias com a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), o Centro Estadual de Apoio e Referência à Mulher (Cream), associações e institutos parceiros que já acolhem esse público. Os cursos irão ser realizados em duas etapas, sendo a primeira com início na segunda-feira (08/04), e a segunda no dia 7 de julho.

Entre os cursos ofertados, estão os de manicure, de instalação e montagem de computadores, culinária, manicure, barbeiro, assistente administrativo. A diretora acadêmica do Cetam, Luana Souza, pontuou a importância da oportunidade para a qualificação no mercado de trabalho.

“É uma oportunidade para que essas mulheres possam se qualificar e estar sendo inseridas no mercado de trabalho, além de colaborar com a autoestima porque vamos atender mulheres com baixa ou nenhuma escolaridade. Então elas terão a oportunidade de ter um diploma e de se sentirem preparadas para exercer uma profissão”.

Aula inaugural

A abertura do evento contou com a participação da advogada e membro da Comissão de Igualdade Racial da OAB/AM e do coletivo AHOSI, Rhaiza Oliveira. Ela abordou sobre o tema “Empoderamento Feminino: Desafios e Conquistas”.

“O empoderamento feminino é um assunto relevante a todo momento, e são necessárias dicas sobre direitos femininos de como as mulheres devem se comportar em sociedade, além de fazer esse movimento coletivo e individual, ao mesmo tempo, porque ele é cíclico. E nada melhor que a ferramenta que é a educação porque ela move e transforma vidas”.

A assistente social Adalgisa de Sá, 37, é uma das participantes do programa. Ela destacou que vai fazer o curso de empreendedorismo para adquirir mais conhecimentos para ajudar nos projetos da família. “Esse curso será importante para eu montar uma futura empresa e me estabilizar financeiramente futuramente. Eu estou fazendo porque o meu marido já tem uma pequena empresa, e quero ajudar ele na administração”.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *