Boi Garantido promove show folclórico com itens oficiais para crianças com autismo

Boi Garantido promove show folclórico com itens oficiais para crianças com autismo

Evento lembrou o Dia Mundial de Conscientização do Autismo (Foto: Tom Ribeiro)

O Boi Garantido abriu as portas do Curral Lindolfo Monteverde (Cidade Garantido), em Parintins, para levantar a bandeira da inclusão, promovendo um momento de acesso às apresentações artísticas e culturais para um grupo de crianças e adolescente com Transtorno do Espectro Autista (TEA), na noite da quarta-feira, 3 de abril. O público interagiu e vibrou com o show folclórico e tribal, ao comando do apresentador Israel Paulain, do pajé Adriano Paketá, da rainha do folclore Edilene Tavares, além da Batucada, Banda Garantido, Companhia de Dança Garantido Show e do Boi Bumbá Garantido.

O público eram os usuários e usuárias do Instituto Autista de Parintins Isadora Tupinambá (IAPIN). Foi um momento também para levar conhecimento sobre o TEA, bem como sobre as necessidades e os direitos das pessoas autistas, como parte do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, que é comemorado em 2 de abril.

Além de proporcionar um ambiente lúdico para a garotada, com pula-pula, cama elástica, distribuição de lanche, aplicação de pintura corporal com grafismo indígena, a diretoria do bumbá mostrou para o público a dimensão artística e cultural como um dos principais meios para integração e interação, além de ser um forte instrumento frente ao autismo, possibilitando conquistas, descobertas e potencializando os indivíduos com TEA para o meio social.

“É uma grande emoção poder interagir com essas crianças, que são tão amadas por todos nós, que merecem esse acolhimento cada vez mais. Feliz, realizado, emocionado, e assim será a temporada do boi Garantido, o boi da inclusão”, destacou Israel Paulain.

Homenagem

Um dos momentos mais marcantes do evento foi a entrega para Israel Paulain de um desenho produzido pelo adolescente Renan da Silva Azevedo, um garoto autista que fez questão de presentar o seu ídolo. “Eu entreguei esse desenho maravilhoso para o Israel, porque o Garantido é o boi da inclusão, que respeita todo tipo de pessoas”, disse Renan em pronunciamento ao público.

Dona Marilene Azevedo, mãe de Renan, disse que na sua família apenas ele torce para o Garantido. “E hoje o Garantido é uma peça importante na barreira do autismo em nossas vidas, porque através da cênica do Garantido meu filho conseguiu perder o medo, conseguiu fazer a socialização, e a importância do boi hoje pra ele é esse chamamento, é trabalhar a inclusão de forma igualitária, onde todas as crianças possam participar”, ressaltou.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *