Trabalho das delegacias especializadas da Polícia Civil do AM é destaque no 22º Ciclo de Gestão para Desempenho

Foto: Divulgação/Carlos Soares/SSP-AM

A Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) realizou, nesta quarta-feira (03/04), o 22º Ciclo de Gestão para Desempenho (CGD). A integração entre as Forças de Segurança durante o bimestre deste ano foi um fator que contribuiu para a queda nos crimes de homicídios, latrocínios, roubos de veículos, residências, comércios, no transporte coletivo, e furtos de veículos, que foram destacados durante o encontro.

O evento foi realizado no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na avenida André Araújo, bairro Petrópolis, zona sul de Manaus. O coordenador do Centro Integrado de Estatística da SSP-AM, tenente-coronel Rouget Britto, destacou que, nesta edição, o CGD, destacou o trabalho das Delegacias Especializadas da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) realizado de forma integrada com a Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e o Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC).

“O tema de hoje foi sobre as delegacias especializadas e a integração com a Polícia Militar, e isso sempre eu falo no CGD, a importância de integrar a polícias Militar e Civil e a perícia técnica científica no mesmo ambiente, para que eles tenham a consciência situacional de como estão os seus indicadores, o que pode melhorar e tomar uma melhor decisão”, disse o coordenador.

No CGD, estiveram presentes delegados da PC-AM, incluindo o diretor do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM), Alessandro Albino, que ressaltou o trabalho de todas as delegacias e destacou sobre a produtividade da Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV).

“Hoje, a premiação foi para as Delegacias Especializadas, encabeçada pela DERFV, que vem mostrando grande resultado aqui no Amazonas, principalmente em Manaus, com a redução drástica de três anos pra cá nos indicadores, razão pela qual ela foi premiada hoje por toda a equipe da SSP-AM. Em razão disso, nós policiais civis e todas as Forças de Segurança, conseguimos focalizar e empreender esforços naquela área de atuação onde mais estão precisando”, explicou o delegado.

Números

O resultado desta integração reflete nas reduções alcançadas em Manaus, entre janeiro e fevereiro. Os casos de homicídios, por exemplo, caíram aproximadamente 22%; os roubos de veículos reduziram 32%; roubos aos coletivos, 21%; roubos a estabelecimentos comerciais, 26%; roubos a residências, 24%; e furtos de veículos, 8%.

“Nós fazemos o ranking de cada delegacia e, temos também, o resultado tanto da redução criminal, quanto o atingimento de metas que é o nosso Plano Estadual de Segurança que já tem uma visão para 2030. Nós estamos aqui preparando o ambiente e monitorando os indicadores para que tenhamos um Amazonas cada vez mais seguro com a visão de futuro até lá”, frisou o tenente-coronel Rouget.

SSP Dados

Para que a população tenha acesso aos números apresentados no CGD e no Painel de Monitoramento, basta entrar no site www.ssp.am.gov.br e clicar na aba “SSP Dados”. No endereço eletrônico, o cidadão encontra mais de dez grupos de indicadores criminais, como: crimes contra o patrimônio, roubo, furto, homicídios, latrocínio, cibernéticos, crime contra o idoso, crime contra a mulher, entre outros.

“Além desses indicadores, que estão por município, nós temos o Painel de Monitoramento que é atualizado em 72 horas, as apreensões de drogas, apreensão de armas, a produtividade da Polícia Civil em inquéritos e mandados de prisão cumpridos, e também atendimento da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Todos esses dados estão públicos e disponíveis para a população”, explicou Rouget.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *