Final do Gauchão: Juventude e Grêmio buscam feitos históricos na final

Final do Gauchão: Juventude e Grêmio buscam feitos históricos na final

O Grêmio está a dois jogos de conseguir um feito histórico: a conquista de seu segundo heptacampeonato gaúcho. E o Juventude, à mesma distância, também de alcançar outro grande feito: o seu segundo título do estadual.

Campeão nos últimos seis anos consecutivos do Campeonato Gaúcho, o Tricolor quer o sétimo. Campeão em 1998, o Papo quer a taça mais uma vez. Para tanto, as equipes disputam neste sábado (30), às 16h30 (de Brasília), no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, o jogo de ida da decisão da competição.

Campanhas

O Tricolor chega à final com uma campanha de dez vitórias, entre a fase classificatória e eliminatória, dois empates e duas derrotas. Já o Ju tem cinco vitórias, cinco empates e quatro derrotas.

A equipe de Porto Alegre marcou 30 gols no Gauchão ao todo, mas foi vazada 13 vezes. Já o time de Caxias balançou as redes em 20 oportunidades, e levou outros dez contra.

Regulamento

O jogo de volta acontece no dia 6, também às 16h30 (de Brasília), na Arena, em Porto Alegre. Sem gols qualificados, vence a competição quem se sair melhor ao término dos dois jogos. Em caso de empates em ambos os confrontos, a decisão irá para os pênaltis.

O visitante Grêmio

Em campo, o Grêmio tem pelo menos quatro baixas para enfrentar o Ju. Geromel, com lesão muscular, segue como baixa no Tricolor, bem como o lateral-esquerdo Cuiabano e o goleiro Marchesín. O atacante André Henrique, que sofreu uma grave lesão no tornozelo, desfalca o Tricolor por pelo menos três meses.

Sem Geromel, Rodrigo Ely deve ganhar oportunidade na zaga. Já na lateral-esquerda, Cuiabano, que era dúvida para a partida após voltar a treinar com o grupo, não foi relacionado por Renato.

Assim, o jovem Wesley entrará na vaga de Mayk, que cumpre suspensão. Com as baixas na lateral-esquerda, o jovem José Guilherme ganhou oportunidade no grupo.

O goleiro Marchesín segue de fora da lista mesmo após recuperar-se de uma lesão muscular na coxa esquerda. Desta forma, Caíque seguirá como titular no gol gremista.

Titular

Soteldo continua à disposição de Renato, mas ainda não deve voltar à condição de titular no jogo de ida contra o Ju, e começará a partida no banco de reservas.

O mandante JuventudeJá o time de Roger Machado tem o desfalque do zagueiro Danilo Boza, que sofreu uma lesão no músculo adutor da coxa direita no segundo jogo da semifinal, contra o Inter.

Sem o defensor, o treinador deve utilizar Rodrigo Sam na zaga. Já na lateral-direita a dúvida é João Lucas, que se recupera de um desconforto no joelho. Se não puder atuar, Pará deve ganhar sequência na posição.

Juventude x Grêmio

Juventude: Gabriel Vasconcellos; Pará (João Lucas ou Kelvi), Rodrigo Sam, Zé Marcos e Alan Ruschel; Caíque, Jadson e Jean Carlos; Lucas Barbosa, Gilberto e Edson Carioca. Técnico: Roger Machado.

Grêmio: Caíque; João Pedro, Rodrigo Ely, Kannemann e Wesley; Villasanti, Pepê, Cristaldo, Pavon e Gustavo Nunes; Diego Costa. Técnico: Renato Portaluppi.

Motivo: Jogo de ida da final do Campeonato Gaúcho

Data e horário: 30 de março de 2024 (sábado), às 16h30 (de Brasília)

Local: Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul – RS

Árbitro: Anderson Daronco

Auxiliares: Michel Stanislau e Tiago Augusto Kappes Diel.

VAR: Jean Pierre Gonçalves Lima.

Transmissão: RBS TV, SporTV 2 e Premiere.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *