23/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Suframa é o primeiro órgão público do AM a aderir ao Modelo de Governança e Gestão Pública

Publicado em 28 de março, 2024

Foto: Divulgação/Suframa

A Suframa aderiu oficialmente, na quarta-feira (27), ao Modelo de Governança e Gestão Pública (Gestaopublicagov.br). A iniciativa faz da Autarquia o primeiro órgão público do Amazonas a integrar-se a esse padrão de referência para a gestão organizacional.

O Modelo de Governança e Gestão Pública, conhecido como Gestaopublicagov.br, é uma plataforma composta por padrões de referência consolidados a partir das melhores práticas de gestão. Seu propósito é promover a melhoria contínua da governança e da gestão, aprimorar a entrega de serviços públicos e estabelecer a governança e a gestão como valores fundamentais nas instituições públicas.

A adesão da Suframa a esse modelo foi formalizada mediante ciência aos compromissos a serem assumidos para implementação do Modelo e aceite ao Termo de Adesão. Além da assinatura da Ordem de Serviço – Gabin/Suframa Nº 47, de 26 de março de 2024, pelo superintendente Bosco Saraiva. Essa medida designa os servidores da Suframa responsáveis por compor o Comitê de Aplicação do Instrumento de Maturidade da Governança e Gestão (IMGG), essencial para implementar o Modelo dentro da Autarquia.

Fundamentado na Portaria SEGES/MGI nº 7.383, de 21 de novembro de 2023, o Gestaopublicagov.br visa a contribuir para a melhoria da governança e gestão, aprimorando os serviços públicos e fortalecendo esses aspectos como valores essenciais nas instituições públicas.

Ao adotar esse modelo, a Suframa busca implementar ciclos contínuos de avaliação de seus sistemas de gestão, garantindo a manutenção e o aprimoramento dos resultados ao longo do tempo. Além disso, a adesão ao Gestaopublicagov.br permitirá que a Autarquia alinhe suas práticas e resultados às exigências contemporâneas e às demandas da sociedade.

O Gestaopublicagov.br foi desenvolvido considerando as particularidades da gestão pública brasileira, alinhando-se aos princípios e critérios da gestão contemporânea, mas também respeitando os valores constitucionais e legais que regem a administração pública em nosso país. “Com essa adesão, a Suframa reforça seu compromisso com a eficiência administrativa e a prestação de serviços de qualidade à sociedade, ao mesmo tempo em que avança na implementação de medidas de modernização e inovação na gestão pública”, explicou o superintendente da Autarquia, Bosco Saraiva.

Veja mais notícias em Economia

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.