26/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Nutricionista da SES dá dicas importantes para manter uma boa alimentação na Páscoa

Publicado em 28 de março, 2024

Nutricionista da SES dá dicas importantes para manter uma boa alimentação na Páscoa

A Páscoa é um momento muito aguardado pelas famílias, que se reúnem para celebrar a vida e renovar o espírito. A data é também marcada por mesas fartas e muito chocolate, não somente no domingo de Páscoa, mas durante as comemorações que se estendem durante a semana, no trabalho, com amigos e familiares.

Manter uma boa alimentação no período é difícil, mas é perfeitamente possível, garante a nutricionista  da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), Daíse Cunha.

Excessos

Com o intuito de evitar excessos que possam afetar a saúde e garantir um equilíbrio nutricional adequado, ela compartilha dicas importantes para manter uma boa alimentação durante as festividades.

Técnica em Alimentação e Nutrição da SES-AM, Daíse Cunha ressalta que, na Páscoa, é muito comum o consumo muitas vezes exagerado de frituras e diversos tipos de chocolates, o que pode ser prejudicial à saúde.

A maioria das receitas de sobremesas, neste período, envolvem o chocolate como ingrediente. Por isso, ela orienta  substituir o chocolate ao leite por um meio amargo ou com mais de 70% de cacau, o que torna o prato um pouco mais saudável.

Além disso, Daíse Cunha indica usar creme de leite light ou zero gordura e fazer sobremesas que tenham fontes de fibra na receita, com o uso de castanha, chia, farinha de linhaça ou aveia.

Controle

“Para controlar a ingestão excessiva de doces, consuma pequenas quantidades, priorizando sempre os chocolates meio amargo ou amargo. Não precisa deixar de comer, pois é um alimento que favorece a produção de endorfinas, hormônios que atuam no nosso bem-estar, bom humor e são protetores cardiovasculares”, explicou.

É recomendado, também, evitar o chocolate branco, diz ela, por concentrar mais gordura e não oferecer nenhum benefício para a saúde, bem como incluir frutas da nossa região nas sobremesas.

Pratos salgados

Ainda de acordo com a nutricionista, os pratos salgados mais indicados são os cozidos, grelhados ou feitos ao forno, sempre acompanhados de uma salada, mantendo o equilíbrio de carboidratos, proteínas e gorduras saudáveis.

A especialista lembra que o período pode ser aproveitado, desde que, ao final, a rotina saudável seja retomada. “Pode consumir, sim, um pouco mais de doces, nas confraternizações entre amigos, no trabalho, na família, sem nenhum problema. Mas depois, é voltar para a rotina saudável, ter sempre uma fonte de fibras e vegetais na alimentação, não esquecendo de se manter bem hidratado”, conclui.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.