Desenvolvimento industrial e tecnológico na Zona Franca de Manaus é debatido pela Suframa e BYD

Foto: Divulgação/Suframa

Nesta quarta-feira (27), a Suframa recebeu representantes da BYD, empresa chinesa fabricante de veículos elétricos no Brasil e especializada em tecnologia de energia solar, para discutir o desenvolvimento industrial e tecnológico na Zona Franca de Manaus.

A reunião, liderada pelo superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, e acompanhada pelo superintendente-adjunto de Projetos, Leopoldo Montenegro, contou com a presença do diretor financeiro e tributário da BYD Brasil, Jackie Chen, e do diretor industrial da BYD Baterias em Manaus, Johnny Jiang, além da equipe da BYD Baterias em Manaus e dos economistas da Proma Projetos, Ozias Santiago e Ariel Santiago.

Durante o encontro, a empresa expressou reconhecimento pelo apoio da Suframa no processo de tramitação e fixação do Processo Produtivo Básico (PPB) do Módulo de Bateria para Ônibus Elétrico, e solicitou a continuidade do suporte, dessa vez para aprovação de novo projeto para Módulo de Bateria para Veículo.

O Processo Produtivo Básico é o conjunto mínimo de operações, no estabelecimento fabril, que caracteriza a efetiva industrialização de determinado produto. Para usufruir dos incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus é preciso ter um PPB fixado via portaria interministerial.

O PPB aprovado de baterias para ônibus elétricos engloba todas as fases de produção de baterias elétricas à base de lítio ou sódio, desde o investimento em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) até os testes finais, passando pela produção das células, montagem de sistemas, corte, impressão das partes plásticas, entre outras totalizando 13 etapas.

A Suframa, junto ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), integra o Grupo Técnico Interministerial (GT-PPB) que analisa a criação e alteração de PPBs para a indústria brasileira.

Também foram apresentadas as projeções futuras de investimentos da BYD em Manaus, alinhadas com o crescimento do segmento de eletrificação no país.

Bosco Saraiva agradeceu a visita e destacou o compromisso da empresa com a sustentabilidade ambiental. “Estamos à disposição para colaborar no crescimento econômico e tecnológico da região e do País, especialmente no que se refere às tecnologias para o avanço da descarbonização da mobilidade no Brasil”, afirmou.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *