Operação Páscoa verifica 2.246 produtos tradicionais comercializados em Manaus e Região Metropolitana

Operação Páscoa verifica 2.246 produtos tradicionais comercializados em Manaus e Região Metropolitana

Ação percorreu 55 estabelecimentos no período de 15 a 22 de março (Foto: Alexandre Vieira/Ipem-AM)

Deflagrada pelo Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM), a operação Páscoa resultou na verificação de 2.246 produtos tradicionais desta época do ano comercializados em Manaus e Região Metropolitana. O balanço da ação, realizada no período de 15 a 22 de março, é divulgado pelo órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e vinculado ao Governo do Estado, nesta segunda-feira (25/03).

Durante a operação, foram fiscalizados chocolate, ovos de Páscoa, pescado, azeite, entre outros. Os agentes dos setores de pré-medidos (produtos embalados na ausência do consumidor) e avaliação da conformidade verificaram se os itens atendiam as normas de qualidade e segurança do Inmetro.

Do total de produtos analisados, 1.246 amostras de 32 marcas (chocolate, ovos de chocolate, azeite e pescado) foram coletadas em 55 estabelecimentos, entre supermercados e lojas especializadas, e submetidas a ensaios em laboratórios. Nenhum produto foi reprovado.

Em relação aos ovos de Páscoa, nas 1.141 amostras, além do peso, foram analisados se os brindes contidos dentro delas, caracterizados como brinquedos, possuíam o selo do Inmetro e a indicação da faixa etária a que se destina. Todos os itens ensaiados estavam dentro das normas do Inmetro.

De acordo com o diretor-presidente do Ipem-AM, Renato Marinho, o selo de certificação do Inmetro é a garantia de que o produto tem qualidade e atende a todas as regulamentações vigentes.

“O selo assegura que o item passou por todos os processos de certificação do Inmetro e está pronto para ser consumido. Além disso, é importante o consumidor se atentar também a algumas orientações na hora de adquirir um produto como, por exemplo, verificar se na embalagem consta informação em português, no caso dos brindes dos ovos de chocolate, se possui a certificação e a indicação da faixa etária”, ressaltou Renato Marinho.

Orientações

A atenção do consumidor, na hora de adquirir ovos de Páscoa, deve se voltar para verificar se na embalagem do produto consta, de forma clara, o tamanho correspondente à quantidade do chocolate (peso líquido), desconsiderando o peso da embalagem e de eventuais brindes.

Os pais e consumidores também devem observar se na embalagem dos itens que oferecem brindes consta a seguinte informação: “ATENÇÃO: Contém brinquedo certificado no âmbito do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade”.

É importante que o consumidor fique atento na hora da compra dos chocolates e não se baseie pelo tamanho. A numeração dos ovos de Páscoa serve apenas como referência para o fabricante. Um produto com número maior, não significa necessariamente que pesa mais, pois cada marca possui o seu tamanho diferente.

Ouvidoria

Consumidores que desconfiarem de possíveis irregularidades ou desejarem tirar dúvidas podem entrar em contato com a Ouvidoria do Ipem-AM no número 0800 092 2020 e no WhatsApp 99261-7143, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, ou pelo site: https://ipem.am.gov.br/ouvidoria/, e pelas redes sociais do órgão: Instagram – @ipem.amoficial; Facebook – Ipem Amazonas e Twitter – @ipemamoficial.

Operação Páscoa Ipem-2024

  • Balanço Final – 15 a 22/3/2024
  • Estabelecimentos Visitados: 55 (Manaus e Região Metropolitana)
  • Produtos Fiscalizados: 2.246
  • Marcas Fiscalizadas: 32
  • Itens Fiscalizados: Chocolates/ovos de Páscoa/pescado/azeite e vinho.
Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *