Em Parintins, Estado impulsiona setor primário e beneficia 530 produtores rurais

Fotos: Divulgação/Secom e Idam

Para impulsionar o setor primário de Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus), o Governo do Amazonas realizou na sexta-feira (22/03), a entrega de 1,8 mil mudas de café e citros; aproximadamente, cinco toneladas de alimentos adquiridos pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA); 100 kits do atualiza pescador; 107 cartões do produtor rural (CAR,s); 203 Cadastros da Agricultura Familiar (CAF´s); 24 Cadastros Ambiental Rural (CAR´s), além de 100 kits do Atualiza Pescador e 29 Cartões dos Pescadores, beneficiando 530 produtores.

Por meio das ações de políticas públicas executadas pela Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), foram beneficados 165 produtores rurais da região com 900 mudas de café e 900 de citros (limão e laranja), cinco agricultores que fornecem alimentos ao PAA, com investimento de R$ 17 mil reais, do Governo Federal; e 100 pescadores daquela região com os kits do atualiza pescador.

“Essas ações impulsionam o setor primário local, tudo isso faz parte da determinação do governador Wilson Lima, somos um governo de entregas que vem transformando a vida de homens e mulheres do campo”, destacou o titular da Sepror, Daniel Borges.

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário Florestal Sustentável (Idam), entregou 203 CAF’s, 107 CPP’s, 29 Cartões de Pescadores e 24 CAR’s. A regularização beneficiou agricultores familiares, pescadores artesanais, aquicultores e pecuaristas do município.

Os documentos foram viabilizados pelo Idam, por meio da Unidade Local (UnLoc) Idam/Parintins, que, além dos documentos, também intermedeia a emissão de licenças ambientais junto ao Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e realiza projetos de crédito rural, que, posteriormente são encaminhados à Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam).

“A regularização é indispensável para o exercício das atividades do setor primário e o Idam tem seguido à risca a determinação do governador Wilson Lima, que garante que os produtores rurais amazonenses tenham e estejam com o CPP, CAF em dia. Além disso, por meio desses documentos, o trabalhador tem uma série de benefícios e, também, pode acessar políticas públicas, que contribuem para o fortalecimento de sua produção”, destacou o diretor-presidente do Idam, Vanderlei Alvino.

Fotos: Divulgação/Secom e Idam

Por meio da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas e do Fundo de Promoção Social (FPS), o Governo do Amazonas lançou os editais voltados para projetos do setor primário do estado, e do credenciamento do Programa de Regionalização do Mobiliário Escolar (Promove) das Escolas da Floresta. Os anúncios foram feitos pelo governador Wilson Lima, no ginásio da Escola Estadual Tomaszinho Meirelles.

Em relação ao Promove das Escolas da Floresta, o edital visa atender ao projeto prioritário Escola da Floresta, integrado ao programa Educa +Amazonas, lançado em 2021. Nesta primeira edição, serão investidos R$ 1.321.290, em recursos para a aquisição dos móveis em 2024. Ao todo, serão adquiridos, por meio do programa, cerca de 2.808 mobiliários escolares.

O prazo de credenciamento para o Promove das Escolas da Floresta se encerrará no dia 6 de abril de 2024, e é aberto a todos os moveleiros do Amazonas que estejam com as documentações regulamentadas, conforme solicitado no edital aberto disponível no site da ADS: www.ads.am.gov.br.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *