Aluno de escola estadual de Manaus discursa sobre programa Pé-de-Meia em evento do MEC, em Brasília

Foto: Divulgação

Aluno da Escola Estadual Eliana Socorro Pacheco Braga, localizada na zona Norte de Manaus, Sérgio Miguel de Souza representou o Amazonas no anúncio do pagamento da primeira parcela do programa Pé-de-Meia, realizado pelo Ministério da Educação (MEC), nesta segunda-feira (25/03), em Brasília.

Na presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do ministro da Educação, Camilo Santana; da primeira-dama, Janja da Silva, e de secretários de educação, Sérgio Miguel discursou sobre a importância do programa para os alunos do Ensino Médio da rede pública de ensino no Amazonas.

Sérgio Miguel tem 15 anos e cursa a primeira série do Ensino Médio. Sua escola está localizada no Conjunto Habitacional Viver Melhor 1, na zona Norte de Manaus, e a convite do MEC o jovem representou os milhares de estudantes do Ensino Médio do Amazonas que serão contemplados pelo Pé-de-Meia, programa do Governo Federal de incentivo financeiro-educacional na modalidade de poupança, destinado a promover a permanência e a conclusão escolar de estudantes matriculados no Ensino Médio público.

Durante a solenidade, o presidente Lula anunciou que a primeira parcela do pagamento do Pé-de-Meia já estará na conta dos alunos, a partir desta terça-feira (26/03). Serão contemplados alunos da rede pública inscritos no Bolsa Família e no CadÚnico. Para receber o benefício, esses alunos devem atender a requisitos obrigatórios, entre os quais, manter a frequência anual em 80%.

Emocionado ao ser convidado pelo ministro Camilo Santana para falar em nome do Amazonas, Sérgio Miguel, em seu discurso, destacou a grandiosidade do seu estado e do povo amazonense e falou sobre o que espera do programa Pé-de-Meia.

“Esta é uma iniciativa que vai para além dos muros da escola. Um programa que garantirá que muitos jovens como eu, como meus amigos, permaneçam em sala de aula, comprometidos com a educação”, disse o estudante.

Foto: Divulgação

A secretária executiva adjunta da Capital, da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, Edilene Pinheiro, acompanhou a solenidade, em Brasília, e ratificou o compromisso do Governo do Amazonas com o ensino público.

“A educação pública no nosso estado é uma das prioridades da gestão do governador Wilson Lima, e somar com as iniciativas do Governo Federal só contribuem para o bom desempenho das nossas escolas e dos alunos. Identificamos isso em outros projetos como as escolas de tempo integral, o Amazonas+Alfabetizado e agora o Pé-de-Meia. São conquistas para nossos alunos”, comentou.

Sérgio Miguel falou sobre suas expectativas para além do Ensino Médio. “Hoje estou falando como um jovem aluno da rede pública do estado do Amazonas que terá a honra de dizer, daqui a alguns anos, que é um jornalista formado com o apoio de políticas educacionais”, finalizou.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *