Unidade do PAC em Parintins será revitalizada por meio de parceria entre Detran-AM e Sejusc

Foto: Divulgação/Diego Peres/Secom

A unidade do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC), no município de Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus), passará por uma revitalização, a partir de uma parceria firmada entre o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) e Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc). O anúncio foi feito pelo governador Wilson Lima, na sexta-feira (22/03), no ginásio da Escola Estadual Tomaszinho Meirelles, o GM3.

De acordo com o diretor-presidente do Detran-AM, Rodrigo de Sá, a revitalização possibilitará a ampliação dos serviços ofertados pela instituição, naquele município. “Por determinação do governador Wilson Lima, estamos, cada vez mais, presentes no interior do estado. E a prova disso é essa parceria entre o Detran e a Sejusc que, além de melhorar o atendimento da população na parte estrutural, também facilitará o acesso aos serviços de habilitação e veiculares”, comenta Rodrigo.

Ainda de acordo com o diretor-presidente, a previsão é que a reforma do posto seja concluída antes do Festival de Parintins. “Com essa revitalização, Parintins passa a contar com um Polo Avançado do Detran, ofertando moderna sala para realização de prova de legislação eletrônica com resultado imediato e com prazo de remarcação reduzido, emissão do Certificado do Registro do Veículo (CRV) em até sete dias, emissão de Carteira Nacional de Habilitação (CNH), fabricação de placa veicular, além de atender municípios da calha do Baixo Amazonas, tais como Barreirinha, Boa Vista do Ramos e Nhamundá”, destaca.

Foto: Divulgação/Detran-AM

Segundo a secretária da Sejusc, Jussara Pedrosa, o PAC em Parintins estava há 15 anos sem reforma. “E quem ganha com essa parceria entre o Detran e a Sejusc é a população. O trabalho do governador Wilson Lima sempre foi pautado na interiorização das atividades. Interiorizar e melhorar o que já oferecemos! Vamos passar por uma readequação para melhor atender a população. Estamos, ainda, com parceria com a Cosama, oferecendo a Carteira de Identidade Nacional (CIN), e a ideia é ampliar ainda mais essas parcerias, sempre buscando o melhor atendimento para a população de Parintins”, salienta Jussara.

Entregas

Ainda no GM3, ao lado do governador Wilson Lima, o diretor-presidente do Detran-AM realizou a entrega de Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs), oriundas do projeto “CNH Social”, e a entrega de 100 kits de segurança para mototaxistas, oriundos do projeto “Motociclista Legal”, ambos abarcados pelo programa “Detran Cidadão”.

“Hoje, estamos entregando 30 CNHs gratuitas e substituindo 100 kits de colete e capacete. Essa troca é um compromisso da instituição para com os profissionais que, a cada dois anos, poderão obter novos e indispensáveis acessórios para exercer suas funções”, reforça Rodrigo.

Contemplada com o kit “Motociclista Legal”, a mototaxista Isabel Guimarães, 43, agradeceu ao governador do Amazonas e ao diretor-presidente do Detran. “A promessa deles de que a cada dois anos os kits serão renovados foi cumprida! Quero agradecer aos dois, em nome da nossa categoria, por essa parceria que é muito boa. Que bom que está havendo essa ação no GM3”, enfatiza Isabel, que já trabalha como mototaxista, em Parintins, há 20 anos.

A dona de casa Welley Penha Ribeiro, 32, conta que esperou 10 anos para ter uma CNH, e que com a criação do projeto “CNH Social” conseguiu realizar seu sonho. “Um dia estava olhando as redes sociais e vi o comunicado da abertura das inscrições. Então fiz minha inscrição e passei por todo o processo de habilitação. Com esse documento posso trafegar com mais segurança, e ele nos dá a possibilidade de emprego. Hoje, algumas empresas exigem a CNH, e se eu entrar numa empresa dessa, tenho o documento. O projeto é maravilhoso e atende a população carente”, finaliza Welley.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *