No Dia Mundial da Água, Ministério alerta para cuidado com as cisternas

No Dia Mundial da Água, Ministério alerta para cuidado com as cisternas

Acesso à água é direito de todas as pessoas, garantido pela Constituição Brasileira, por meio da Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional (LOSAN), instituída no país desde 2006. Lembrar disso neste 22 de março – data em que o planeta celebra o Dia Mundial da Água – é reafirmar a importância do conjunto de ações e programas que vem sendo implementado no país nesta direção, com foco principalmente nos grupos mais vulneráveis, cada vez mais afetados pelas mudanças climáticas.

Momento propício também para chamar a atenção sobre a importância das tecnologias sociais implementadas no Semiárido brasileiro por meio do Programa Cisternas, que ao longo de sua execução já garantiu o atendimento de mais de um milhão de famílias rurais de baixa renda e de milhares de equipamentos públicos, sobretudo escolas públicas instaladas no meio rural atingidas pela seca ou pela falta regular de água.

Trajetória

“Dessa trajetória virtuosa, que começou em 2003, chegamos aos dias atuais com algumas cisternas já com mais de 20 anos, que demandam cuidados em função do desgaste natural decorrente do uso ao longo desse tempo”, alertou Camile Sahb, diretora do departamento responsável pela execução do Programa Cisternas.

Por isso, tão importante quanto a instalação das cisternas de placa, são os cuidados com esta tecnologia social, seja para armazenar água para consumo humano, seja para armazenar água para produção de alimentos. “Cuidar das cisternas é cuidar da saúde das pessoas. É garantir que a água vai ser armazenada adequadamente e que será boa para beber e cozinhar”, finalizou a diretora.

Por esse motivo, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan) dá início a uma série de ações voltadas ao cuidado com as cisternas.

Canais

Entre as atividades, a Sesan vai trazer, por meio dos principais canais de comunicação do Ministério, informações periódicas com o objetivo de orientar as famílias beneficiárias sobre os cuidados necessários para manter o bom funcionamento destas tecnologias sociais.

Nesta primeira versão, uma série de dicas básicas de cuidado com as cisternas, extraídas de diversos materiais publicados por organizações da sociedade civil que atuam como parceiros executores do programa.

Cuidados com a cisterna

10 passos básicos para garantir seu bom funcionamento:

Mantenha a cisterna sempre pintada. A cor branca reflete a luz do sol e faz a temperatura baixar quase dois graus. Além disso, a pintura ajuda a prevenir fendas e vazamentos;

Após o período de chuvas, guarde os canos na sombra e com as bocas fechadas. Isso impede o ressecamento e a entrada de pequenos animais;

Deixe sempre ao menos um palmo de água na cisterna para ajudar a evitar rachaduras;

Quando vierem as primeiras chuvas, lave bem o telhado antes de conectar a calha e o cano à cisterna, evitando que resíduos indesejados escorram com a água para dentro do reservatório. Sobre isso, é importante destacar que, desde 2017, as cisternas de placa são equipadas com um dispositivo instalado entre as calhas e o reservatório que armazena a água das primeiras chuvas, permitindo que apenas após a lavagem do telhado e das calhas a água seja direcionada para esse local e não diretamente para a cisterna;

Lave a calha e o cano com água sanitária;

Mantenha as entradas da cisterna sempre fechadas para evitar a presença de insetos;

Verifique se o coador está instalado corretamente na entrada da cisterna: ele impede que areia, insetos e outras sujeiras contaminem a água;

Evite misturar a água da cisterna com a de outras fontes – açudes, caminhão-pipa e barreiros. Geralmente essas águas não passam por tratamento e podem não ser adequadas para o consumo humano;

Não deixe que animais durmam em cima da cisterna. As fezes e a urina dos bichos podem escorrer para dentro do reservatório e contaminar a água;

Mantenha o ambiente em volta da cisterna sempre limpo. O ideal é cercar e fazer uma cobertura com lona ou telhado, se possível.

Cisternas de Placas

Chuva

A cisterna de placas é um grande reservatório para o armazenamento de água da chuva. Esta tecnologia simples e de baixo custo, é equipada com um sistema de calhas para aproveitar a chuva que escorre dos telhados das casas. Por ser um depósito coberto, evita a evaporação da água e impede a contaminação causada pelos mais diversos fatores.

Há diferentes modelos de cisternas, podendo servir para captação e armazenagem de água para consumo humano e para produção de alimentos.

Cada cisterna de água para consumo humano é capaz de armazenar 16 mil litros de água, no caso de cisterna domiciliar, , sendo suficiente para necessidades como beber, cozinhar e preparar alimentos, de uma família de cinco pessoas, durante oito meses de seca. Ainda para consumo, a cisterna escolar tem capacidade de armazenar 52 mil litros de água. Mesmo tamanho têm as cisternas de água para produção, que se diferenciam pelo modelo de captação: calçadão ou enxurrada.

Também são tecnologias sociais de captação de água para produção as barragens subterrâneas e os barreiros-trincheira. Independentemente do modelo, cada uma dessas tecnologias sociais demanda cuidados. Ficar atento a eles é compromisso de todos e responsabilidade de cada beneficiário.

Tags: água, cisternas
Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *