Manaus vai usar dados do Censo 2022 para auxiliar na definição de políticas públicas

Manaus vai usar dados do Censo 2022 para auxiliar na definição de políticas públicas

Os dados foram divulgados pelo IBGE (Foto: Claudia do Valle/Implurb)

A Prefeitura de Manaus recebeu os resultados do “Censo Demográfico 2022: Agregados por Setores Censitários preliminares – População e Domicílios”, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), que foram divulgados nesta quinta-feira, 21/3.

Com dados desde total de pessoas e domicílios investigados, as informações foram entregues durante reunião com a diretoria e equipe técnica do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), para que a prefeitura, via Implurb, possa usar em análises, no seu banco de dados e na produção de políticas públicas urbanas mais assertivas, com conteúdo atualizado, conforme o Censo 2022.

Segundo os dados apresentados, Manaus tem 738.012 domicílios; 3.210 Setores Censitários; um distrito e nove Subdistritos. O IBGE divulgou também a Malha de Setores Censitários preliminares, que contém os arquivos, em formato digital, dos setores censitários que representam o território brasileiro.

“Estamos apresentando um resultado do Censo 2022, a Malha de Setores para todos os municípios do Amazonas. E, no caso de Manaus, especificamente, nós temos tanto os setores urbanos quanto os rurais. Os dados trazem informações importantes, como a população, o número de domicílios particulares, domicílios ocupados, a média de moradores, a área daquele setor. À medida que nós estamos entregando para o Implurb esse material, ele pode gerar outros diversos sobre população em bairros, áreas de risco, moradores em margens de igarapé, população margeando avenidas, vias”, explicou o supervisor de Disseminação de Informações do IBGE, Adjalma Nogueira.

“Conseguimos visualizar a importância dos dados fornecidos para ter uma prévia referente aos bairros de Manaus, que oficialmente são 63 atualmente. A grande importância disso é fazer um comparativo exatamente com o Censo anterior, para ver quais zonas que mais cresceram, quais que perderam população, onde teve migração de pessoas no próprio território”, explicou o diretor de Planejamento do Implurb, arquiteto e urbanista Pedro Paulo Cordeiro.

Entre as informações que serão analisadas estão as referentes ao centro da cidade, principalmente, porque há o programa “Nosso Centro”, da prefeitura, em execução, e uma das diretrizes do trabalho é promover a habitação na área central, a volta de moradores à área.

“Os dados vão nos fornecer essas informações, que serão muito valiosas, inclusive para a formatação e adoção de medidas e planos futuros para a cidade de Manaus. Algo importante também a ser frisado é que agora temos os dados da parte rural. O Censo anterior só era fixado na área urbana e sabemos que a cidade está em crescimento ainda, não só populacional, mas também em termos de área, e é importante ter os dados. Nosso município é enorme”, comentou o arquiteto.

Para Pedro Paulo, as informações do Censo 2022 vão auxiliar a prefeitura a tomar medidas mais assertivas para o planejamento urbano, com o mapeamento, gerenciamento de dados e conseguir visualizar o território, estudando e criando melhores diretrizes urbanísticas.

Setores

Os Setores Censitários são as unidades territoriais de coleta do Censo Demográfico. Com a divulgação preliminar, os resultados estarão disponíveis para os recortes político-administrativos de Distritos e Subdistritos, além de permitir explorações com maior detalhamento espacial. Nos próximos meses, o IBGE prosseguirá com os processos de apuração de resultados e de aperfeiçoamento da malha de Setores Censitários, para que os agregados por Setores Censitários definitivos sejam divulgados.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *