Capes oferta cerca de 3 mil bolsas de doutorado-sanduíche no exterior

Capes oferta cerca de 3 mil bolsas de doutorado-sanduíche no exterior

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) abriu nesta quinta-feira, 21 de março, o processo de seleção para edição de 2024 do Programa Institucional de Doutorado-Sanduíche no Exterior ( PDSE ), que ofertará até 2.976 bolsas. O investimento é destinado ao fomento do intercâmbio científico e à experiência acadêmica de pós-graduandos do Brasil em diferentes países.

Para ser beneficiado com uma bolsa, o candidato deve participar de seleção interna na instituição de ensino superior onde cursa o doutorado. O prazo vai até 30 de abril. Após essa etapa, inicia-se a fase de inscrição no Sistema de Inscrições da CAPES ( Sicapes ), que vai de 2 a 16 de maio. A publicação da relação dos aprovados está prevista para 19 de julho e o início das atividades no exterior entre setembro e novembro deste ano.

Selecionado

O selecionado receberá a bolsa mensal, auxílios para deslocamento, instalação e seguro-saúde, além do adicional de localidade , quando for o caso. A duração dos benefícios varia de três a seis meses. Para participar, o candidato precisa estar matriculado em um curso de doutorado, comprovar qualificação para o PDSE e ter declaração de reconhecimento de fluência linguística assinada pelo coorientador no exterior e orientador no Brasil.

A condição de brasileiro nato ou naturalizado também é exigida. No caso de estrangeiro, este deve possuir visto de estudante ou autorização de residência no Brasil. Também é necessário ter o identificador Orcid válido no ato da inscrição e não ter recebido bolsa de doutorado-sanduíche anteriormente. Se o candidato for bolsista no doutorado com recursos federais, precisará pedir a suspensão ou o cancelamento do benefício.

Só poderão indicar candidatos os programas de pós-graduação com notas igual ou superior a 4 na Avaliação Quadrienal da CAPES. Os cursos de doutorado novos podem apresentar propostas desde que já tenham sido reconhecidos pelo Conselho Nacional de Educação (CNE).

Os critérios de elegibilidade para o candidato e a instituição e as etapas da seleção estão detalhados no edital nº 06/2024 . Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail [email protected] .

Sobre o PDSE

Criado em 2006, o Programa Institucional de Doutorado-Sanduíche no Exterior – PDSE permite que pós-graduandos matriculados em cursos de doutorado no Brasil façam parte de seus estudos em instituição estrangeira. Ao final da bolsa, que dura entre quatro e seis meses, eles devem retornar ao País para a defesa da tese.

O PDSE complementa e aumenta as possibilidades de formação ofertadas no Brasil, expande a colaboração com cientistas do exterior, aumenta a visibilidade da produção científica do País e fortalece os programas de pós-graduação nacionais.

Tags: Capes
Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *