FVS-RCP fortalece equipes de vacinação em todo o Amazonas com suporte técnico às secretarias

FVS-RCP fortalece equipes de vacinação em todo o Amazonas com suporte técnico às secretarias

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dr. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas, segue intensificando as iniciativas para fortalecer as equipes de vacinação em todo o estado. Por meio de visitas técnicas, a FVS-RCP tem trabalhado em colaboração com as Secretarias Municipais de Saúde, realizando suporte técnico e promovendo o alinhamento das estratégias de imunização.

As iniciativas ocorrem para fortalecer as equipes de vacinação em todo o estado visando a ampliação das coberturas vacinais. Nos dias 5 e 6 de março, a FVS-RCP realizou visita a Amaturá (a 909 quilômetros de Manaus). Ainda neste mês de março, estão previstas ações semelhantes em Juruá (a 674 quilômetros de Manaus), de 22 a 23 de março e Apuí (a 453 quilômetros de Manaus), de 26 a 28 de março.

FVS

Tatyana Amorim, diretora-presidente da FVS-RCP, ressalta que o fortalecimento das equipes de vacinação é fundamental para o sucesso das campanhas de imunização. “Essas iniciativas têm sido oportunidade para troca de conhecimentos, capacitação e alinhamento das práticas de vacinação junto às equipes de sala de vacinação que tem recebido às ações de forma proveitosa”, disse.

Um dos profissionais que realiza essas visitas técnicas, Ramon Lisboa, da Gerência de Imunização do Amazonas na Fundação, reforça o impacto positivo dessas visitas técnicas. “As visitas têm proporcionado ambiente para compartilhamento de experiências e aprimoramento das práticas de vacinação para identificar desafios e propor soluções”, acrescenta.

Visitas

O Geim segue cronograma de visitas técnicas aos municípios de acordo com a demanda a partir de avaliação técnica baseada na realidade de cada um dos 62 municípios do Amazonas que, por meio das Secretarias Municipais de Saúde, mantém contato com a FVS-RCP em alinhamento contínuo para ações de suporte técnico e alinhamento.

Dentre os tópicos fortalecidos nas visitas técnicas, está a Atividade de Vacinação de Alta Qualidade (Avaq) que compreende análise de informações, estratégias e ações, cálculo de necessidades de vacinação; planejamento e execução de atividade de vacinação, comunicação e mobilização social, sistema de informação do plano de análise do município, monitoramento e supervisão de unidades de saúde.

Tags: FVS, vacinação
Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *