Em Roraima, projeto inovador na área do agronegócio é apresentado à Suframa

Foto: Divulgação/Isaac Júnior/Suframa

Como parte da programação da segunda edição da Jornada de Integração Regional e Interiorização do Desenvolvimento de Roraima, a Suframa conheceu, na manhã desta quinta-feira (21), tópicos do projeto “Centro de Inovação do Agronegócio”. O encontro foi realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado de Roraima (FIER) e serviu para que a Autarquia tivesse acesso ao Memorando de Entendimentos sobre as expectativas em relação ao trabalho que será desenvolvido pelo Centro, com foco inicial na pesquisa e desenvolvimento de produtos nas áreas de alimentos e bebidas.

O Centro de Inovação do Agronegócio será um ambiente que irá desempenhar um papel crucial na pesquisa e desenvolvimento de soluções que podem melhorar a produtividade, reduzir o impacto ambiental e promover a inovação na indústria agrícola e agroalimentar roraimense.

O documento está assinado pela própria FIER, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Roraima (FAERR); Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento e Inovação (Seadi); e Fundação Universitas de Estudos Amazônicos (Fuea).

Participaram da reunião pela Suframa, o superintendente-adjunto de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica, Waldenir Vieira, o coordenador-regional da Autarquia em Boa Vista, Jandirocy Teixeira, e o coordenador-geral de Gestão Tecnológica da Suframa, Rafael Gouveia.

A equipe foi recebida pela presidente da FIER, empresária industrial Izabel Itikawa, a coordenadora técnica e administrativa da FIER, Luana Barbosa, o analista do Observatório da Indústria, Ely Júnior, e o analista de Comércio Exterior, Ivan Gonzalo.

Foto: Divulgação/Isaac Júnior/Suframa

“A Suframa tem um papel muito importante na vida da indústria e receber uma representação dessa Autarquia em nossa instituição, confirma que estamos caminhando juntos em favor do fortalecimento da indústria roraimense. Apresentamos o projeto do Centro de Inovação do Agronegócio, eles conseguiram entender o objetivo principal e manifestaram apoio no que for necessário. Dessa forma, a visita da Suframa veio como uma grande oportunidade de consolidação de uma parceria dentro deste projeto de tecnologia e inovação”, declarou a presidente Izabel Itikawa.

Na análise do superintendente-adjunto Waldenir Vieira, o projeto é promissor, especialmente para o desenvolvimento tecnológico no agronegócio. A ênfase em agro e foodtech mostra um compromisso em valorizar e promover a produção local, algo fundamental para fortalecer a economia e o desenvolvimento sustentável.

“A predisposição do Estado de Roraima na área do agronegócio é muito encorajadora, e a apresentação desse projeto certamente contribuirá para o avanço dessa iniciativa. É inspirador ver como os desafios apresentados na primeira jornada foram transformados em projetos concretos que impulsionam o agronegócio e a diversificação dos produtos locais, e essa integração e parceria são fundamentais para impulsionar o crescimento econômico e tecnológico da região”, destacou Vieira.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *