Dicas para impulsionar inovação e facilitar empreendedorismo marcam encerramento de Jornada em Roraima

Foto: Divulgação/Isaac Júnior/Suframa

Informações essenciais para impulsionar a inovação e facilitar o empreendedorismo no Estado foram compartilhadas nesta quinta-feira (21) no segundo e último dia da Jornada de Integração Regional e Interiorização do Desenvolvimento de Roraima, sediada na sede administrativa do Sesc Roraima, em Boa Vista.

A programação enfocou uma série de palestras ministradas por representantes da Suframa, abordando temas como incentivos fiscais, cadastro, compra nacional e importação incentivada, apresentação de projetos com base em matéria-prima regional na Amazônia Ocidental, além de incentivos fiscais administrados pela Sudam para o desenvolvimento regional. Após cada palestra, empreendedores locais tiraram dúvidas, relataram desafios enfrentados e agradecerem pelos conhecimentos transmitidos pelos palestrantes.

No período da tarde, o destaque foi o “Pitch Day” do Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam), no Auditório do Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI). Durante esse evento, foram apresentadas propostas de projetos de startups locais, evidenciando a criatividade e o potencial empreendedor dos participantes.

A programação da jornada também incluiu visitas técnicas realizadas pela equipe da Suframa a Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) de Boa Vista, a Universidade Federal de Roraima (UFRR) e a Embrapa-RR. Além do relato de pesquisas em desenvolvimento e das já concluídas, os representantes das instituições e os servidores da Autarquia também trocaram experiências e discutiram ações com potencial para aprimorar o ecossistema de inovação do Estado.

Foto: Divulgação/Isaac Júnior/Suframa

No caso da UFRR, o hub de inovação da instituição está instalado em edificação construída a partir de investimento da Suframa, da ordem de R$ 1 milhão, oriundo de convênio celebrado em 2009. No local, a equipe da Suframa conheceu os laboratórios e os projetos em andamento do Departamento de Ciência da Computação e do Departamento de Engenharia Elétrica, este credenciado recentemente no Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia (Capda) e já com projetos financiados pela Lei de informática da Amazônia.

Benefícios fiscais

O presidente do Sistema Fecomércio/RR, Ademir dos Santos, ressaltou a importância da jornada para a economia de Roraima, destacando os benefícios fiscais trazidos pela implantação das Áreas de Livre Comércio de Boa Vista e Bonfim em 2008. Ele enfatizou o papel da Suframa na promoção do desenvolvimento regional e na criação de oportunidades para empresários e empreendedores locais.

“Destacamos também a importância dessa jornada de integração regional da Suframa, para a economia de Roraima, reunindo empresários, autoridades e empreendedores para os negócios da nossa região. Sabemos a importância do comércio de bens, serviços e turismo para o desenvolvimento econômico e social do nosso estado”, frisou Santos.

Amaury Cerqueira, CEO da startup roraimense Treeback (árvore de volta), compartilhou sua experiência positiva durante a jornada, destacando o crescimento e o desenvolvimento de sua empresa desde a participação no evento do ano passado. Ele enfatizou a importância dos incentivos proporcionados pela Suframa para o fortalecimento do ecossistema de inovação em Roraima, ressaltando a necessidade de investimentos contínuos na região.

“A Treeback se propõe a reflorestar a Amazônia através de drones usando cápsulas descartadas pela indústria de medicamentos. Fiz questão de perguntar sobre o credenciamento no Capda, para ter acesso aos recursos voltados à PD&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação). É louvável o compromisso da Suframa de descentralizar recursos e oportunidades para além de Manaus. Do ano passado para cá o recurso para Roraima aumentou e a gente quer que aumente ainda mais”, ressaltou.

O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, ressaltou que a Jornada está se consolidando como um importante evento anual temático de indução do desenvolvimento. “Percebemos resultados palpáveis desde a primeira edição em Roraima. Esperamos mais impactos positivos com essa segunda edição”, frisou Saraiva.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *