Manausprev promove capacitação para agilizar processos de aposentadoria e pensão

Foto: Divulgação/Renata Felix/Manaus Previdência

A Prefeitura de Manaus, por meio da Manaus Previdência, reuniu servidores que atuam nos setores de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas de órgãos municipais, para orientação e entrada dos processos previdenciários como aposentadoria e pensão. A iniciativa foi realizada, nesta quarta-feira, 20/3, na sede da autarquia, no bairro Chapada, zona Centro-Sul, e contribui na agilização dos trâmites de concessão de benefícios.

A primeira instrução previdenciária de 2024 contou com a participação de quase 80 representantes de órgãos da prefeitura e da Câmara Municipal de Manaus (CMM). A atividade faz parte do programa Manausprev Itinerante, que promove atividades visando o compartilhamento e a disseminação de informações e procedimentos sobre a previdência do servidor público municipal.

O alinhamento é importante para que sejam evitados indeferimentos e retrabalho dos processos. Contribui, ainda, para que todas as orientações dadas ao requerente sobre o benefício, sejam corretas.

“É sempre muito gratificante contar com a adesão de tantos agentes representantes de secretarias e da Câmara Municipal, nessas reuniões. Isso demonstra que o município possui um time engajado em prestar um serviço público de excelência também no que se refere aos processos da área previdenciária”, explica a diretora de Previdência da autarquia, Ana Silvia Domingues.

A iniciativa, além de atualizar os agentes sobre os procedimentos, dados previdenciários, estatísticas e legislação, também promove a troca de experiências administrativas, sana dúvidas sobre o processo de aposentadoria ou pensão e fortalece o relacionamento institucional entre a Manausprev e os demais órgãos municipais.

A gerente de Direitos e Deveres da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Kenia Andrade, explica que é uma multiplicadora do conhecimento adquirido na ação da Manausprev. Todo o conteúdo será repassado para as sete Divisões Distritais Zonais (DDZs) da secretaria.

“Nós trabalhamos com o processo de aposentadoria e com as pensões também. A ação agrega muito ao nosso trabalho, porque é uma demanda muito grande que temos de servidores ativos procurando a gente, querendo tirar dúvidas. E nesses eventos, nós trazemos os servidores das DDZs para também compartilhar dessa experiência e quem não pode vir, a gente vai replicar, para melhorar a qualidade dos nossos processos”, aponta.

Concessões

No exercício de 2023, a Manaus Previdência concedeu 669 benefícios, sendo 539 aposentadorias e 130 pensões por morte. No ano anterior, foram 379 aposentadorias e 90 pensões.

Manausprev Itinerante

O programa Manausprev Itinerante promove encontros, palestras e cursos junto a servidores municipais, sobre previdência. Ao longo de 2023 realizou 23 ações que contaram com a participação de 1.004 pessoas.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *