Governo Federal oferece cursos gratuitos sobre dengue

Governo Federal oferece cursos gratuitos sobre dengue

O Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) e da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (Una-SUS), oferta os cursos Dengue: Casos Clínicos para Atualização do Manejo e Vigilância e Controle de Vetores de Importância em Saúde Pública, gratuitos e na modalidade EaD, para profissionais de saúde que atuam no combate à dengue e demais interessados. Até o momento, mais de 5,8 mil pessoas já participaram e concluíram as formações.

As matrículas seguem abertas e podem ser realizadas até 28 de junho, na plataforma da UNA-SUS. O curso também está disponível em espanhol: Vigilancia y control de vectores de importancia en salud pública , com matrículas abertas até 31 de dezembro.

Sobre os cursos

Dengue: Casos Clínicos para Atualização do Manejo

O curso foi atualizado para contemplar o novo protocolo de manejo da doença, publicado pelo ministério em fevereiro de 2024. A qualificação perpassa por diferentes formas de apresentação de um paciente com dengue, contemplando distintos níveis de gravidade e perfis – adulto, criança, gestante. Com carga horária de 10 horas, o conteúdo é baseado na análise de oito casos clínicos. As inscrições vão até 28 de junho de 2024 e podem ser feitas na plataforma da Una-SUS.

Vigilância e Controle de Vetores de Importância em Saúde Pública

A oferta educacional é voltada para profissionais das áreas de biologia, engenharia, medicina veterinária e zootecnia e demais interessados no tema. Com carga horária de 45 horas, a formação é dividida em cinco unidades: noções de vigilância entomológica e métodos de controle vetorial; ( biologia de insetos vetores;  classificação e formulação dos diversos grupos de inseticidas e resistência de insetos vetores aos produtos utilizados;  tecnologias de aplicação de inseticidas; e trabalhando com inseticidas: procedimentos de segurança, manejo e logística.

Inscrições

Inscreva-se no curso Dengue: Casos Clínicos para Atualização do Manejo

Inscreva-se no curso Vigilância e Controle de Vetores de Importância em Saúde Pública

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *