Operação Impacto prende 114 infratores em menos de 3 meses; ações avançam para o baixo e médio Amazonas

Foto: Divulgação

Em menos de três meses, a Operação Impacto, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), em conjunto com as polícias Civil e Militar do estado, resultou na prisão de 114 infratores, na apreensão de mais de 20 armas e no cumprimento de diversos mandados de prisão.

De 4 de janeiro a 18 de março, as Forças de Segurança do Amazonas apreenderam mais de 20 armas de fogo e cumpriram diversos mandados de prisão. Com o objetivo de fortalecer a segurança no interior, a operação avançou para as regiões do baixo e médio Amazonas. As ações já foram realizadas nos municípios de Itacoatiara, Rio Preto da Eva, Parintins e Manacapuru.

O secretário da SSP-AM, coronel Vinícius Almeida, ressaltou o trabalho integrado entre as Forças de Segurança e destacou a redução dos homicídios durante a Operação Impacto.

“Vale ressaltar a forma de atuação integrada entre a Polícia Civil e a Polícia Militar, que vêm trabalhando juntamente com a SSP e os resultados têm sido magníficos. Agora, no primeiro trimestre, uma redução da taxa de homicídio na cidade de Manaus, na faixa de 22%, e no estado do Amazonas, quase 20% também, além de apreensão de drogas e armas”, disse o secretário.

Fiscalização

O comandante-geral da PMAM, coronel Klinger Paiva, destacou o reforço da atuação dos policiais militares para o sucesso da Operação Impacto em todo o Amazonas.

“Nós estamos com toda a tropa da Polícia Militar voltada para as ações da Impacto. Já são 13.868 veículos abordados em conjunto com as equipes do Detran e da SSP-AM, quase 12 mil pessoas abordadas, quase 3 mil notificações, 501 remoções de veículos, nove mandados de prisões e 40 autos de alcoolemia. Além disso, a Polícia Militar tem atuado, diariamente, em incursões nas áreas onde estão acontecendo a Operação Impacto”, disse o coronel Klinger.

Foto: Divulgação

A operação Impacto tem como base estudos realizados semanalmente pela SSP-AM, por meio do Centro Integrado de Estatística de Segurança Pública (Ciesp), responsável pela consolidação de dados de indicadores criminais de todo o estado.

Interior

Em uma das ações integradas da Operação Impacto, no município de Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus), os policiais militares do Comando de Policiamento Especializado (CPE), em conjunto com a Companhia de Operações Especiais (COE), apreenderam, na noite de sábado (16/03), nove armas de fogo, 2.642 de munições de diferentes calibres e uma lancha que era utilizada pelos infratores.

Foto: Divulgação

A ação também contou com o apoio da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) e da Polícia Federal. Na ocasião, os agentes das Forças de Segurança flagraram uma embarcação descendo o rio com as luzes apagadas. Durante abordagem, os agentes encontraram três fuzis de calibre 7.62; um fuzil de calibre 5.56; três pistolas de diferentes calibres; e uma espingarda calibre 12 automática.

Os materiais apreendidos resultaram em danos ao crime organizado estimados em R$ 420 mil.

Mandados de prisão

O delegado-geral da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), Bruno Fraga, contou que na Operação Impacto a instituição passou a fazer um trabalho de investigação de forma bastante efetiva, a partir das informações que são repassadas à Polícia Militar, que está na rua rotineiramente.

“Essas informações são difundidas com o trabalho investigativo da Polícia Civil. Então com o trabalho de inteligência, com um trabalho compartilhado com a PMAM e, ainda, com a Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai), nós fizemos um levantamento que permitiu a realização de mais 150 medidas cautelares”, disse.

Conforme o delegado-geral, foram cumpridos mandados de prisão e de busca e apreensão tanto em Manaus quanto no interior do Amazonas. Entre as ações, destacam-se as que foram realizadas nos municípios de Rio Preto da Eva e Parintins.

“Em Rio Preto da Eva foram efetuadas as prisões de 29 pessoas, além de armas de grosso calibre apreendidas, entre elas um fuzil 762. A mesma operação foi realizada em Parintins, onde quatro pessoas foram presas em flagrante. E também tivemos em seis bairros de Manaus, com apoio da DECP”, falou.

Também estiveram presentes na coletiva, o secretário da Secretaria Executiva Adjunta de Operações (Seaop), Coronel Algenor Teixeira; o secretário da Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência do Amazonas (Seai), delegado Divanilson Cavalcanti; o subcomandante-geral da PMAM, coronel Thiago Balbi; o tenente-coronel Alysson Lima, comandante do Comando de Policiamento Especializado (CPE); o tenente-coronel Hildvaney Freitas, comandante do Comando de Policiamento do Interior (CPI); o delegado Paulo Mavignier, diretor do Departamento de Polícia do Interior (DPI); o delegado Alessandro Albino, diretor do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM), e o delegado Fernando Bezerra, titular da Delegacia Especializada em Capturas e Polinter (DECP).

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *