Operação Átria encerra atividades de conscientização sobre violência de gênero em escolas de Manaus

Operação Átria encerra atividades de conscientização sobre violência de gênero em escolas de Manaus

Foram realizados debates e palestras em 17 escolas da rede estadual de Manaus (Foto: Ygson França/Sejusc)

A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) encerrou, nesta terça-feira (19/03), as atividades da Operação Átria nas escolas. A iniciativa, relacionada ao Dia Internacional da Mulher, estimulou debates entre adolescentes sobre questões ligadas à violência de gênero e orientou mulheres sobre como buscar ajuda em momentos de vulnerabilidade.

Durante a operação, foram realizados debates e palestras em 17 escolas da rede estadual de Manaus, alcançando cerca de 1.400 alunos, a partir do 6° ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio, em todas as zonas da capital.

A estudante da 2ª série do Ensino Médio, Izabelly Fernandes, de 17 anos, foi uma das participantes das atividades e afirma ter adquirido, após a palestra, uma nova perspectiva sobre situações de abuso, destacando a importância de saber pedir ajuda e a necessidade de denunciar sinais de violência para proteger a vida das mulheres.

“Aprendi que existem diversos tipos de violência contra mulheres, aprendi as maneiras de como sair dessas situações e como pedir ajuda para a equipe profissional da Sejusc. Também aprendi que é necessário denunciar em qualquer sinal de violência para que a nossa vida e a de outras mulheres não sejam perdidas”, complementa a aluna.

Naelisson Cordeiro, de 16 anos, aluno do 2° ano do ensino médio, conta que aprendeu, durante as atividades, a reverter o olhar machista que a sociedade impõe às mulheres e também como pedir ajuda em casos de agressão.

“Eu aprendi que mulher não é um material descartável, ela pode ser o que quiser. Se alguma mulher estiver passando por uma situação de vulnerabilidade, ela pode pedir ajuda pelos canais de denúncias disponibilizados pela Sejusc e pelos outros órgãos de proteção do estado”, explica o aluno.

Os temas abordados durante as palestras incluíram equidade de gênero, misoginia, identidade de gênero, violência de gênero (física, verbal, sexual, moral, psicológica e patrimonial), além de assuntos relacionados ao empoderamento e autoestima feminina.

Os estudantes também foram informados sobre os canais de denúncia, como o Disque 180 e 190, e as redes de proteção disponíveis para mulheres em situação de vulnerabilidade, incentivando-os a buscar ajuda caso necessário.

A palestrante da ação e representante da Sejusc, Kariny Castro, acredita que mais jovens conscientes podem reconhecer e denunciar situações de violência, além de influenciar outras mulheres a se conscientizarem sobre o tema.

“Durante este mês, visitamos diversas escolas para educar e conscientizar os estudantes sobre os diferentes tipos de violência e como combatê-los. Essa iniciativa é crucial para que as meninas aprendam a identificar situações de abuso e estejam preparadas para denunciá-las. Além disso, com o conhecimento adquirido, elas podem também instruir outras mulheres em suas casas, comunidades e em outros grupos sociais”, afirma Kariny.

Dinâmicas interativas também foram realizadas durante as palestras, como a atividade em que os adolescentes estouraram bexigas contendo frases que destacavam os direitos garantidos às mulheres pelo Estado.

Além disso, os estudantes assistiram a um vídeo que abordava os padrões impostos pela sociedade às mulheres e a importância de quebrar essas normas, contribuindo para uma sociedade menos machista.

Operação Átria

A Operação Átria, cujo nome faz referência à estrela principal da constelação “Triângulo Austral”, tem como objetivo reposicionar mulheres agredidas, retirando-as da condição de vítima e encorajando-as a saírem do ciclo de violência.

A ação nacional reforça os canais de denúncia e o compromisso das secretarias em defender os direitos das mulheres e construir uma sociedade mais igualitária.

A operação é promovida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) em todo Brasil. No Amazonas, a ação é coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM). A Sejusc integra a programação por meio da Secretaria Executiva de Políticas para Mulheres (SEPM).

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *