‘Jornalzine’ resgata história da comunidade Monte das Oliveiras

Foto: Divulgação

Na comunidade Monte das Oliveiras, localizada na zona Norte de Manaus, a terceira edição do projeto “Jornalzine do Monte” reafirma o seu compromisso de resgate da história do bairro, através da valorização do conhecimento dos moradores mais velhos e a difusão da cultura do fanzine entre os mais jovens. Nesta edição, as palestras da iniciativa acontecem neste domingo (17), nos horários de 8h e 13h, no Instituto Soul do Monte.

A atividade oportuniza, ainda, que os participantes tenham uma experiência prática no processo de pesquisa, registro de informações, catalogação de dados, e produção de um jornalzine que será distribuído em escolas da comunidade.

Desta vez, o tema é acessibilidade e contará com as palestras “Valorização e importância da acessibilidade para Organização da Sociedade Civil (OSC)”, ministrada pelo psicólogo e consultor comercial do Centro Universitário do Norte (Uninorte), Adriano Simões, e “Mitos e verdades sobre a inclusão de pessoas com deficiência”, ministrada pela professora da Secretaria Municipal de Educação (Semed), pedagoga e especialista em Educação Inclusiva, Lucileide Alves.

“Pretendo sensibilizar a equipe sobre a importância da inclusão e o potencial que a pessoa com deficiência pode desenvolver no projeto. Acredito na receptividade com o tema e busco instruir e sensibilizar os ouvintes sobre a importância de incluir pessoas com deficiências em projetos sociais”, conta Lucileide Alves.

Foto: Divulgação

Adriano Simões afirma que a expectativa é encontrar pessoas interessadas em aprofundar seu conhecimento sobre acessibilidade, pois o Instituto Soul do Monte tem o compromisso social com os moradores.

“A proposta é informar sobre a importância do acesso e da equidade na sociedade em geral. Fazer todos os participantes entenderem que somos todos humanos e que todos somos importantes e temos direitos, seja qual for nossa particularidade”, finaliza o psicólogo.

Sobre o projeto

Criado e idealizado pelo professor, poeta e produtora cultural Rojefferson Moraes, durante as atividades do curso “Se Esse Patrimônio Fosse Meu – Educação Patrimonial e Pertencimento”, executado pela Agência de Iniciativas Cidadãs de Minas Gerais, em parceria com o Coletivo Comunitário Soul do Monte, o Projeto “Mural – Jornalzine do Monte” foi contemplado pelo edital “Manaus Faz Cultura”, promovido pelo Concultura por meio da Manauscult, com apoio da Prefeitura de Manaus, e surgiu da necessidade de retirar crianças e adolescentes do ócio e envolvê-los no processo de resgate dos quase 30 anos de história do bairro Monte das Oliveiras através do registro de relatos dos moradores mais antigos da comunidade.

Contemplado no Edital Demais Linguagens (Lei Paulo Gustavo), lançado pela Prefeitura de Manaus, por meio do Conselho Municipal de Cultura, o projeto já beneficiou 60 crianças que participaram de oficinas de gêneros textuais, escrita criativa, produção de fanzines, fotografia, audiovisual e podcast, sempre ofertados no contraturno da escola, a fim de ocupar o tempo de crianças e adolescentes.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *