04/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Plano de regularização deve beneficiar mais de 1 mil piscicultores da Região Metropolitana de Manaus

Publicado em 13 de março, 2024

Foto: Divulgação/Ipaam

O diretor-presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Juliano Valente, recebeu na sede do órgão o secretário executivo de Estado de Pesca e Aquicultura, Alessandro Cohen, e o superintendente federal de Pesca e Aquicultura no Amazonas (SFPA-AM), Algemiro Lima, para o início das tratativas sobre a regularização e o beneficiamento de piscicultores da Região Metropolitana do estado, com o objetivo de incentivar a criação de alevinos.

Juliano ressaltou a importância da padronização do processo das atividades de pesca através da elaboração de um programa que organize o setor de piscicultura no estado. “A formulação de um programa para unificar os procedimentos das atividades de pesca, principalmente a piscicultura, o que vai beneficiar a atividade pesqueira e dar celeridade nos processos de licenciamento ambiental”.

O plano de regularização e beneficiamento de piscicultores viabiliza a economia e a sobrevivência do mercado piscicultor, o que também contribui para a superação do grande entrave no Estado do Amazonas que é a regularização fundiária.

Para Cohen, o incentivo leva à legalidade daqueles que vivem das atividades pesqueiras. “A importância da elaboração do plano é que, a partir dele, se pode traçar um plano de ação de entregas de áreas consolidadas para utilização da piscicultura pelo governo federal, através da Suframa e, como consequência, o governo estadual entrará com o apoio técnico, por intermédio do Ipaam e Sepror, com a regularização da atividade e a entrega de alevinos, para que o piscicultor possa ter o melhor dos cenários possível para trabalhar a sua cultura de forma legalizada”, destacou o secretário.

Algemiro frisou a importância de incluir a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), para contribuir com o fortalecimento do plano de regularização, ao que se refere à regulamentação fundiária.

“A ideia da Superintendência Federal de Pesca juntamente com a Sepa é de reestruturar a cadeia de piscicultura do estado. A reunião ajudou a compreender que muitas das áreas da expansão da piscicultura são áreas sob o domínio da Superintendência da Zona Franca de Manaus e o entendimento que ficou é que convidaremos a Suframa e o SPU para regularizar essas terras, para que esses piscicultores estejam aptos a solicitar o licenciamento ambiental, para que os governos federal e estadual possam oferecer o fomento necessário para impulsionar a cadeia de aquicultura no Amazonas”, finalizou o superintendente.

Veja mais notícias em Economia

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.