Novos conselheiros do Concultura tomam posse para o biênio 2024-2026

Foto: Divulgação/Dhyeizo Lemos/Semcom

O prefeito de Manaus, David Almeida, deu posse aos 16 novos conselheiros do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), nesta quarta-feira, 13/3, no Palácio Rio Branco, Centro Histórico da cidade. Os novos membros do conselho para o biênio 2024-2026 são representantes da sociedade civil dos oito segmentos artísticos e oito do poder público.

O salão nobre do Palácio Rio Branco, sede do Concultura, recebeu artistas e fazedores de cultura, além dos titulares da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC), Marcos Apolo, representantes de órgãos municipais e demais convidados. O decreto de posse foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM), do dia 12/3.

Durante a cerimônia, o prefeito David Almeida ressaltou a importância do Conselho e reafirmou o compromisso de sua gestão com a cultura.

“No início do meu mandato fui muito questionado a respeito da cultura, pois pensaram que a minha religião atrapalharia os incentivos municipais para esta área. Hoje participei da cerimônia de posse dos Conselheiros Municipais de Cultura. Estou muito honrado em conhecer pessoalmente os escolhidos para debater e fomentar políticas públicas que beneficiarão a cena cultural manauara. Democratizar a cultura é nosso compromisso”, afirmou o prefeito.

Ele destacou o trabalho do conselho na formulação do Plano Municipal de Cultura, que fechou o CPF da Cultura (Conselho, Plano e Fundo de Cultura), e de ações de alcance popular nas periferias e ribeirinhas com trabalhos como a busca ativa.

Os novos conselheiros eleitos para o biênio 2024-2026 são: Marcivana Sateré-Mawé e suplente Domingos Sávio (Cultura Étnica); Bosquinho Poeta e suplente Thiago Roney (Literatura); Loren Luniére e suplente Jackson Colares (Música); Dominique Jaci e suplente Paulo Ricardo (Audiovisual); Maycon Jonas Cardoso e suplente José Neto (Cultura Popular); Avelino Astro e suplente Michell Melo (Artes Visuais); Daniely Peinado e suplente Valderes Souza (Teatro e Circo); e Alcides Januário e suplente Francis Baiardi (Dança).

Foto: Divulgação/Dhyeizo Lemos/Semcom

O presidente do Concultura, Neilo Batista, relembrou os avanços do Concultura na gestão do prefeito David Almeida que colocou Manaus no Sistema Nacional de Cultura (SNC), entregou o Plano Municipal de Cultura, tirando Manaus de um atraso de mais de 20 anos. “Esta gestão levou a cultura com geração de saberes e renda a lugares onde antes não chegava”, disse.

Três novas cadeiras

Neilo anunciou que o novo conselho vai analisar a proposta de criação de três novas cadeiras, representando os segmentos culturais de Circo, Cultura Urbana e Cultura Indígena.

O secretário da SEC, Marcos Apolo, analisou como um momento importante para a cultura a proximidade e parceria entre as políticas culturais dos entes estadual e municipais. Ele fez o convite para uma reunião conjunta entre o Conselho Estadual da Cultura (Conec) e o Concultura, já no próximo mês para maior entrosamento e benefício da sociedade e a economia criativa.

Reunião ordinária

A primeira reunião ordinária do Concultura aconteceu logo depois da cerimônia de posse, onde foram apresentados os planos e pautas prioritárias para as próximas reuniões.

A Prefeitura tem o Concultura como gestor do Fundo Municipal de Cultura, e é um órgão deliberativo, normativo e consultivo, no âmbito das atividades culturais e artísticas exercidas no município. O Conselho é formado pela sociedade civil, com representantes de oito segmentos artísticos eleitos por seus pares, artistas e fazedores de cultura de Música, Audiovisual, Literatura, Dança, Cultura Popular, Cultura Étnica, Artes Visuais, Teatro e Circo, no último dia 20 de fevereiro, e oito representantes do poder público, nomeados pelo chefe do Executivo.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *