Associação Vaga Lume participa de encontro sobre mediação de leitura infantil na Ufam

Atividade é voltada aos estudantes de Letras e ao público em geral e tem vagas limitadas. Foto: Divulgação

Alunos do curso de pedagogia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) participam, nesta quinta-feira (14/3), às 19h, da roda de conversa “Livros, Crianças, Bibliotecas & Amazônia”, que terá a participação das educadoras da Associação Vaga Lume Gabriele da Silva, Itaciara Dias e Suelen Karoline, além de Lucas Brito, analista de relações institucionais da associação.

Durante o encontro, os estudantes serão convidados a participar e interagir a partir de uma mediação de leitura, além de conhecerem a experiência da Vaga Lume com livros e literatura na Amazônia.

“É essencial que os alunos de Letras entendam as técnicas e metodologias que a Vaga Lume utiliza e conheçam a experiência da associação no interior do Amazonas. Poucos têm acesso à realidade amazônica na área de educação e, principalmente, no trabalho de incentivo à leitura. Então, é fundamental que essa parceria aconteça e que possibilite a troca de experiências e informações, especialmente com os estudantes”, diz Luiz Carlos Martins Souza, professor da Ufam.

A palestra é aberta ao público mas com vagas limitadas. Para participar, é necessária a inscrição prévia pelo formulário: https://forms.gle/SjB6qgn2vzqiwMeaA.

Sobre a Vaga Lume

Criada há 22 anos, a Vaga Lume está presente em 22 municípios da Amazônia Legal com 89 bibliotecas comunitárias. Desde 2001, já doou 163 mil livros e formou mais de 5 mil mediadores de leitura, voluntários que leem para as crianças, trabalho esse que já impactou a vida de 109 mil crianças e jovens.

O propósito é empoderar crianças e jovens de comunidades rurais da Amazônia por meio da leitura e da gestão de bibliotecas comunitárias, promovendo intercâmbios culturais com a leitura, a escrita e a oralidade para ajudar a formar pessoas mais engajadas na transformação de suas realidades.

Em 2023, a Associação Vaga Lume foi eleita pela terceira vez, sendo duas consecutivas, a Melhor ONG de Educação do Brasil pelo Prêmio Melhores ONGs do Instituto Doar. No mesmo ano foi contemplada pelo novo prêmio United Earth Amazônia, na categoria ESG, da sigla em inglês Environmental, Social, and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança) e, também, foi uma das organizações selecionadas em todo o mundo para receber uma doação da filantropa MacKenzie Scott.

Em 2022 foi vencedora do Prêmio Jabuti na categoria Fomento à Leitura. Conheça o mini documentário Vaga Lume no YouTube e acesse o site da associação.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *