13/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Governo Federal lança iniciativa para retomar obras paralisadas do Minha Casa, Minha Vida

Publicado em 12 de março, 2024

Governo Federal lança iniciativa para retomar obras paralisadas do Minha Casa, Minha Vida

Foi lançado nesta segunda-feira, 11 de março, em Belém (PA), o #BotaPraAndar, iniciativa do Ministério das Cidades com o objetivo de diagnosticar soluções que destravem obras do Minha Casa, Minha Vida com pendências técnicas ou paralisadas em todo Brasil.

O Pará foi escolhido para o lançamento por ser o estado com o maior número de empreendimentos com esse perfil. O levantamento do Ministério das Cidades aponta que 14.644 unidades habitacionais seguem com obras inacabadas no estado em função de entraves.

O #BotaPraAndar é realizado em parceria entre a pasta das Cidades, a Caixa Econômica Federal, o Banco do Brasil e prefeituras. Até 15 de março, haverá 11 reuniões presenciais em 11 municípios paraenses onde estarão presentes as áreas técnicas do ministério, dos bancos e as prefeituras para revisar diagnósticos, levantar pendências e, de forma conjunta, definir prazos para a resolução.

“Estamos aqui para discutir com parceiros sobre as obras que ainda não foram retomadas e que estão há anos paralisadas. Para essas, queremos encontrar uma maneira de solucionar totalmente. Por isso, reunimos todo mundo para que façam parte conosco desta força-tarefa e em breve possamos retomar mais obras”, pontuou o ministro Jader Filho (Cidades).

Balanço

O ministro aproveitou a oportunidade para fazer um balanço de obras retomadas e novas contratações do Minha Casa Minha Vida no Pará. Em 2023, 1.931 unidades habitacionais tiveram as obras retomadas no estado nos municípios de Belém, Barcarena, Acará, Abaetetuba e Concórdia do Pará.

Quanto às novas contratações, 85 propostas foram selecionadas em novembro de 2023, o que representa a construção de 13.608 novas moradias do Minha Casa Minha Vida no Pará.

“Temos o compromisso estipulado pelo presidente de que, até 2026, 2 milhões de unidades habitacionais sejam contratadas. Temos o prazer de anunciar que esse número será ultrapassado, pois o Minha Casa Minha Vida tem o compromisso de levar moradia digna às pessoas, seja por meio da retomada de unidades paralisadas ou pelas novas contratações”, disse Jader Filho.

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.