Mulheres são protagonistas no empreendedorismo no Estado

Mulheres são protagonistas no empreendedorismo

No Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta sexta-feira (08/03), o Governo do Amazonas destaca o protagonismo de mulheres no empreendedorismo em todo o estado.

Por meio de cursos de qualificação e técnico do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), a independência financeira virou realidade para o público feminino. Ao todo, são 36 mil alunas matriculadas, o que representa 56%, segundo o Cetam.

Cabeleireira há mais de oito anos, Milena Maria, de 46 anos, viu em 2023 uma oportunidade de se especializar em outras áreas por meio do dos cursos do Cetam. Os cursos escolhidos pela microempreendedora foram Barbearia e Depilação, nas unidades do Centro de Convivência Maria de Miranda Leão e da Galiléia.

Salão de beleza

Após se formar, ela decidiu investir no salão de beleza e optou por alugar um espaço maior, como sugeriu a professora do curso.

“A professora me incentivou muito. Se hoje estou aqui, é graças a Deus, ao Cetam e a ela também. Como fazia os cursos, ela veio me visitar e me incentivou a alugar um espaço maior”, disse Milena Maria.

E enquanto arruma a nova área de estética do espaço, a microempreendedora explica que a oportunidade de se especializar foi essencial para conseguir ampliar e realizar seu sonho de ter um salão grande.

“Quero fazer mais cursos e quero crescer mais ainda. O Cetam nunca mais vai sair da minha vida, porque não vou deixar mais de me inscrever nos cursos. Tem muita gente que não tem condições de pagar por isso, então o Governo está abrindo muitas portas para todos nós”, ressaltou.

Qualificação

De acordo com Diretor-presidente do Cetam, Fábio Albuquerque, o Governo do Amazonas, por meio do Cetam, oferece diversos cursos com o intuito de qualificar as mulheres para o mercado de trabalho.

“O governador Wilson Lima trabalha muito pelas mulheres, ele pensa na segurança, no lazer e também nas oportunidades. Sabemos que várias famílias têm a mulher como provedora, na maioria das vezes são elas que garantem o sustento da casa. E, por meio dos cursos do Cetam, muitas mulheres conseguem se qualificar e se transformar em empreendedoras, isso tem muda a realidade de muitos lares”, disse o diretor-presidente.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *