26/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

PF desmobiliza garimpo ilegal em unidade de conservação no Amazonas

Publicado em 06 de março, 2024

PF desmobiliza garimpo ilegal em unidade de conservação no Amazonas

A Polícia Federal (PF), em parceria com a Força Nacional e o ICMBio, deflagrou, nesta terça-feira (5/3), a Operação Atalaia, com o objetivo de prevenir e reprimir a extração ilegal de minério de cassiterita no Parque Nacional dos Campos Amazônico, no Amazonas.

Foram destruídos garimpos ilegais durante o primeiro dia de operação. Por não ter possibilidade de remoção do local, foram feitas as desintrusões de escavadeiras hidráulicas, trator esteira, barracos, motores geradores, motores bombas, armas de fogo e demais aparatos utilizados no garimpo ilegal.

Investigação

Diante dos fatos, será instaurado investigação policial para o aprofundamento dos fatos e identificação dos responsáveis, que poderão responder por dano, extração de recursos minerais sem licença, usurpação de bens da União e associação criminosa.

Ao final da Operação Atalaia, a PF emitirá comunicado à imprensa com o balanço final da ação.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.