Em Novo Airão, 900 aves de postura são imunizadas contra doenças respiratórias

Foto: Divulgação/Idam

Em Novo Airão (distante 115 quilômetros da capital), na comunidade União do Igarapé do Itapuru, 900 aves de postura foram vacinadas contra doenças respiratórias, durante ação realizada pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), na segunda-feira (04/03). Além da imunização, o instituto também promoveu uma Demonstração de Métodos (DM) aplicados na avicultura, com o intuito de fortalecer a atividade na região.

Conduzida pela Unidade Local Idam/Novo Airão, a iniciativa beneficiou 15 avicultores assistidos pelo Projeto Prioritário (PP) da Avicultura do instituto, cujo intuito é atender os trabalhadores por meio de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater).

“Foi realizada uma DM sobre a recepção de pintinhos e reforçamos a segurança das aves, que estão prevenidas contra a coriza infecciosa, bouba aviária, bronquite e a doença de Newcastle”, informou o gerente da unidade local, Alberto Elífio.

Entre as vacinas aplicadas durante a ação do Idam estiveram a New Vacin La Sota, contra a doença de Newcastle; Bio-Bronk- Vet-H120, contra bronquite; Bouba Forte, contra a bouba aviária; e Bio-Koriza-Vet, contra coriza infecciosa. “A expectativa é que as atividades do Idam na comunidade propiciem o desenvolvimento da avicultura, garantindo assim mais renda e qualidade de vida aos produtores rurais da comunidade”, assinalou.

Orientações

Além da vacinação e DM, o Idam também prestou orientações aos avicultores sobre a obtenção de crédito rural e o acesso a políticas públicas, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). “Inclusive, quatro criadores de aves já foram beneficiados pelo programa, pelo qual comercializaram 1,3 tonelada de carne de galinha caipira, o que lhes gerou renda de R$ 45 mil”, disse o gerente.

Ainda segundo Elífio, os criadores já são acompanhados pelo Idam para a aquisição de crédito rural, concedido por meio da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam). “Somente neste ano, a UnLoc Idam/Novo Airão já garantiu R$ 401 mil em recursos, via Afeam, para a aquisição de aves de corte e postura, equipamentos, insumos, reforma e ampliação de galpões para o impulsionamento da avicultura no município”.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *