16/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Idam registra emissão e retificação de 1.583 Cartões do Produtor Primário (CPP)

Publicado em 04 de março, 2024

Idam registra emissão e retificação de 1.583 Cartões do Produtor Primário (CPP)

A somatória de emissões e retificações do Cartão do Produtor Primário (CPP) atingiu a marca de 1.583 documentos no Amazonas, durante o mês de fevereiro. O balanço foi divulgado, nesta segunda-feira (04/03), pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), responsável pela emissão e retificação do registro nos 62 municípios amazonenses.

Período

No período, Presidente Figueiredo liderou os serviços relacionados ao documento, com a emissão e retificação de 127 CPP’s. Na sequência vieram Carauari (117), Canutama (83), Parintins (81), Manacapuru (78) e Manaus (74).

Para o gerente do departamento de CPP do Idam, Sanderson Santana, o saldo foi positivo e as ações relacionadas ao documento deverão se manter em alta durante o todo o ano de 2024. “Essa é uma forma de garantirmos que os produtores rurais atuem de forma regular e garantam, também, benefícios concedidos apenas por meio do cartão. Do pescador artesanal ao extrativista, o CPP é para todos os trabalhadores do setor primário”, disse.

O gerente destacou ainda que o Idam tem realizado diversas ações itinerantes relacionadas à regularização do trabalhador rural, que também pode solicitar atendimento nas 75 Unidades Locais (UnLocs) e postos avançados. “O Idam dispõe de técnicos aptos para atender a todos que precisarem, não apenas em relação ao CPP, mas, também, em relações a outros documentos, como o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) e Cadastro Ambiental Rural (CAR), por exemplo”, assegurou.

Balanço e orientações

No primeiro bimestre de 2024, o Idam registrou a emissão e retificação de 4.282 CPP’s, sendo 2.699 em janeiro e 1.583 em fevereiro. A quantidade é 1,8% superior ao registrado nos dois primeiros meses de 2023, quando foram contabilizados 4.203 documentos.

Ao produtor rural que não tem ou quer renovar o CPP, o Idam orienta que os serviços relacionados ao documento são oferecidos nas UnLoc’s e postos avançados próprios, presentes em todos os municípios amazonenses.

Para solicitar ou retificar o cartão, o solicitante precisa ter em mãos RG, CPF e documentação da propriedade. Após a apresentação dos documentos, um técnico do Idam agendará uma visita técnica à propriedade, cujo objetivo é traçar as coordenadas geográficas da sede da propriedade e identificar o tipo de produção realizada no local.

Tags: ,

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.