Amazonas intensifica intercâmbio com Peru para desenvolvimento de projetos sustentáveis

Amazonas intensifica intercâmbio com Peru para desenvolvimento de projetos sustentáveis

Vice-governador Tadeu de Souza troca experiências sobre projetos agroflorestais no segundo dia da I Reunião do Comitê de Fronteira Norte Peru-Brasil. (Foto: Ricardo Machado)

O Governo do Amazonas está intensificando as ações de intercâmbio com o Peru como parte das medidas de cooperação discutidas durante a I Reunião do Comitê de Fronteira Norte Peru-Brasil. O evento, promovido pelos ministérios das Relações Exteriores do Brasil e do Peru, terminou na tarde desta quarta-feira (28/02) na cidade peruana de Iquitos.

A delegação do Amazonas foi liderada pelo vice-governador Tadeu de Souza, que apresentou aos participantes as ações sustentáveis realizadas pelo governo Wilson Lima e reforçou o diálogo de cooperação para o desenvolvimento conjunto de políticas públicas para uma economia verde na região amazônica.

”A finalidade de a gente estar hoje, aqui no Peru, é exatamente fazer esse intercâmbio, fazer essa troca de conhecimento e esse sistema de cooperação. É um pontapé inicial de um relacionamento em que a gente consegue compreender como o Peru tem desenvolvido suas cadeias produtivas ligadas a produtos da floresta”, ressaltou o vice-governador, ao visitar um projeto agroflorestal na cidade de Iquitos.

Tadeu de Souza também conheceu o CITEproductivo Maynas, um centro de pesquisa e inovação, mantido pelo governo do Peru, voltado a fomentar a competitividade dos setores agroindustrial, de pesca e aquicultura da região, além de promover a pesquisa, desenvolvimento e inovação de novos produtos e tecnologias. A instituição é voltada a atender micro, pequeno e médio empresários e empreendedores.

Do lado brasileiro, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) atua em um projeto em 12 propriedades que visa a restauração de 50 hectares de áreas degradadas no município de Canutama (a 620 quilômetros de Manaus). A iniciativa visa incentivar as atividades de agricultores familiares da região, de forma sustentável, com regularização ambiental e enfoque na geração de emprego e renda.

Sobre o evento

O l Encontro do Comitê de Fronteira Norte Brasil-Peru marcou o primeiro encontro oficial entre autoridades amazonenses e peruanas para discutir a criação da Zona de Integração Fronteiriça (ZIF) Brasil-Peru. A meta é estimular a integração e o crescimento econômico entre os dois países, em temas como comércio e turismo, meio ambiente, assuntos sociais e facilitação fronteiriça.

Em seu discurso de abertura no primeiro dia de evento, no campus da Universidade Nacional Amazónica Peruana (Unap), Tadeu de Souza reiterou o compromisso da gestão Wilson Lima com a conservação ambiental aliada ao combate à pobreza e reforçou o compromisso do Amazonas em colaborar para o desenvolvimento regional sustentável entre as nações vizinhas.

Além do vice-governador, a delegação do Amazonas foi composta pelo coordenador do Núcleo Estadual de Fronteira da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Guilherme Vilagelim, e pela diretora de Turismo da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), Emmanuelle Pampolha.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *