Presidente do CRM-AM é afastado sob suspeita de emitir registro ilegal em psiquiatria

Presidente do CRM-AM é afastado sob suspeita de emitir registro ilegal em psiquiatria

A defesa do médico ainda não se pronunciou sobre a decisão. (Foto: Divulgação)

O presidente do Conselho Regional de Medicina do Amazonas (CRM-AM), Jorge Akel, foi afastado temporariamente do cargo na noite de segunda (26/02). O médico foi denunciado pelo Conselho Federal do órgão (CFM) por emitir um registro em psiquiatria sem ter feito residência médica ou passado na prova de título para exercer a especialidade.

Jorge Akel tomou posse em outubro do ano passado para gestão 2023-2028. Segundo o presidente em exercício do órgão, Amarildo Brito, a decisão foi tomada após uma reunião plenária do Conselho. A defesa do médico ainda não se pronunciou sobre a decisão.

“Foi deliberado o afastamento temporário do Presidente do CRM-AM e da Comissão de Registro de Especialidade Médica do Regional até que os fatos sejam devidamente esclarecidos”, disse Amarildo.

O Conselho Federal de Medicina (CFM) recebeu uma denúncia contra Akel e outra médica no dia 12 de janeiro, questionando o título de especialização de ambos. Após saber do caso, o órgão solicitou informações ao CRM-AM, sobre os processos de concessão de registro de qualificação de especialidade dos médicos.

Em nota oficial publicada, o CFM afirmou que “após uma análise completa do caso, identificou-se que o registro do Dr. Jorge Akel Thomaz de Lima está em desconformidade com as normativas emitidas pelo CFM. Por esse motivo, foi encaminhado um novo ofício ao CRM-AM para as devidas providências”.

Em relação à outra médica, o órgão disse que o registro está em conformidade com o estabelecido pelo CFM.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *