Implurb reúne com operadores vencedores da licitação para o mirante do ‘Nosso Centro’

Foto: Divulgação/Valdo Leão/Semcom

A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), realizou, nesta quarta-feira 28/2, a primeira reunião com os futuros permissionários do mirante Lúcia Almeida, obra da primeira etapa do programa “Nosso Centro”. A reunião ocorreu na sede da autarquia, na avenida Brasil, bairro Compensa, zona Oeste, e contou com a presença de empresários, empreendedores e comerciantes, além da diretoria e assessoria técnica do instituto.

Os operadores são os vencedores da concorrência pública 004/2024, realizada pela Comissão Municipal de Licitação (CML), para permissão de uso dos espaços localizados no mirante, incluindo lojas, quiosques, lanches e restaurantes. As licitantes venceram a concorrência distribuídas por andar, sendo 3 quiosques e 1 loja no térreo; 2 restaurantes no segundo pavimento; e mais 3 lanches no terceiro pavimento, totalizando 9 operações.

Para o empresário Edyssandro Albuquerque, do restaurante Cacique, a expectativa para a inauguração do mirante é grande, especialmente por poder mostrar mais da gastronomia regional amazônica para a população, visitantes e turistas que passarem a frequentar o novo lugar na capital.

“Vamos conseguir atender e mostrar para o mundo a nossa culinária regional, o nosso tambaqui. E ainda contando com uma vista maravilhosa, que muitos nem sabiam que existia ali. Nós, empreendedores do setor gastronômico, temos muito a agradecer à Prefeitura por este projeto, por esta futura inauguração e a revitalização do Centro”, comentou Albuquerque.

O empresário lembrou que a reabilitação da área central com as obras realizadas pela prefeitura vai melhorar a autoestima do manauara e ser excelente para o turismo.

Foto: Divulgação/Valdo Leão/Semcom

Entusiasmado com o início das operações, o empresário conhecido como DJ Evandro Jr. vai atuar no mirante com lanche e bebidas e acredita que a obra já é um projeto lindo, associado à paisagem natural do rio Negro e com vista para a ponte Phelippe Daou.

“Esperamos e fazemos o convite para que as pessoas voltem a frequentar o Centro. São de lugares assim que a gente precisa, que terá segurança, conforto, iluminação, estacionamento, logística, e onde os empresários e empreendedores estão investindo para oferecer serviços e atendimento de qualidade. É um negócio bacana, de primeira, para as pessoas curtirem com suas famílias. E todo o projeto, assim como o investimento público e privado, vai tirar aquela visão mais abandonada da área, porque o espaço estará sendo ocupado, revivido”, disse Evandro Jr.

Os operadores de lojas, quiosques e restaurantes já iniciaram as tratativas para montar suas estruturas e logísticas para a inauguração do mirante Lúcia Almeida, com foco em oferecer melhor atendimento e serviço para a população.

O diretor-presidente do Implurb, Carlos Valente, lembrou que todas as operações do mirante foram licitadas e após o resultado os vencedores das concorrências públicas foram chamados para alinhar detalhes para o funcionamento. “O prefeito David Almeida orientou que preparássemos tudo para no dia da inauguração podermos rodar toda a operação. E estamos alinhando detalhes técnicos e operacionais com o grupo. São essas conversas que a gente precisa ter para produzir um bom produto para entregar à cidade de Manaus”, afirmou Valente.

A previsão de inauguração é para o primeiro trimestre de 2024. “Trabalhamos para que esse novo espaço que Manaus merece e precisa seja inaugurado operando, com atrações, novos negócios e serviços para nossa cidade”, disse o diretor-presidente.

“Nosso Centro”

A primeira etapa do programa “Nosso Centro” tem quatro obras – mirante Lúcia Almeida, casarão Thiago de Mello, largo de São Vicente e Píer Turístico.

O projeto arquitetônico é do Implurb e os recursos investidos são do Tesouro Municipal. O “Nosso Centro” visa o resgate do centro histórico da capital amazonense, envolvendo ações de economia, turismo, história, empreendedorismo, cultura, arte e habitação, com pelo menos três etapas de implantação e matriz de responsabilidade.

Com mais de 95% da primeira etapa do “Nosso Centro” concluída nas quatro obras, a Prefeitura, paralelamente à intervenção, monta as operações para ocupação dos prédios, implementa a sinalização gráfica personalizada dos espaços públicos e cria um manual de bom uso das edificações, para o melhor aproveitamento das novas áreas que em breve serão inauguradas e vão poder receber a todos os visitantes.

O programa tem três eixos de atuação – “Mais Vida”, “Mais Negócios” e “Mais História” –; pelo menos três etapas de implantação e matriz de responsabilidade, envolvendo atuação em governança, incentivos fiscais, inovação e investimentos públicos.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *