Prognóstico sobre impactos de possível seca é apresentado a fornecedores de energia elétrica no AM

Foto: Divulgação/Mylena Matos/Defesa Civil do Amazonas

O secretário adjunto da Defesa Civil do Amazonas, coronel Clóvis Araújo, apresentou, nesta terça-feira (27/02), a síntese do prognóstico de estiagem para o ano de 2024, para órgãos, autarquias e representantes de empresas fornecedoras de energia elétrica do estado. O relatório apresenta dados e informações sobre as previsões meteorológicas, níveis dos rios e possíveis impactos.

A reunião contou com a participação de representantes da Secretaria de Estado de Energia, Mineração e Gás (Semig), Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Agência Nacional de Petróleo, Companhia de Gás do Amazonas (Cigás), Amazonas Energia, Oliveira Energia, Aggreko, Atem, Ream, entre outras.

A estiagem é um fenômeno recorrente no Amazonas, especialmente nos municípios do interior, e pode trazer consequências como a falta de água para consumo humano, falta de abastecimento de energia elétrica, isolamento de comunidades ribeirinhas, além de dificuldades na agricultura e pecuária.

De acordo com Clóvis Araújo, o objetivo principal da reunião foi discutir, preparar, antecipar os problemas e garantir o abastecimento eletroenergético e demais serviços essenciais para todos os 62 municípios do Amazonas durante o período de estiagem.

Ao final do encontro, o secretário estadual de Energia, Mineração e Gás (Semig), Ronney Peixoto, ressaltou a importância do compartilhamento de informações em relação à estiagem de forma antecipada. “Com a experiência que tivemos com a estiagem do ano passado, já estamos reunindo de forma bem adiantada com todos os parceiros do segmento de energia e combustível, algo tão fundamental para todos os municípios do interior, principalmente os mais afastados”.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *