Capital licencia mais de 3,7 milhões de metros quadrados com novos alvarás de construção na gestão

Capital licencia mais de 3,7 milhões de metros quadrados com novos alvarás de construção na gestão

Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), atingiu, em janeiro deste ano, a marca de 3,7 milhões de metros quadrados em alvarás de construção licenciados na autarquia em toda atual gestão,  compreendendo o período de janeiro de 2021 a janeiro de 2024.

No mesmo acumulado também, foram emitidas 2.906 certidões de alvarás, representando mais obras regulares, mais empregos e mais renda na construção civil, desde grandes construtoras até pequenas empreitadas.

Alvarás

Em janeiro de 2024, o Implurb expediu 41 novos alvarás de construção na capital e licenciou mais de 69,5 mil metros quadrados de área.

O licenciamento impacta diretamente nos números da construção civil, que este ano tem previsão de crescimento nacional da ordem de 2,9%, segundo dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic). O setor, ainda segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), teve crescimento de 6,85% em 2022, no Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil.

“Para 2024, a perspectiva é de resultado positivo, impulsionado por novos ciclos no mercado imobiliário, do conjunto de obras e em infraestrutura da prefeitura e a retomada ainda do programa Minha Casa, Minha Vida, aumentando o emprego formal na construção e tendo reflexo nos nossos números de licenciamento”, disse o diretor-presidente do Implurb, engenheiro Carlos Valente.

2023

Somando quase 900 mil metros quadrados em área de novos alvarás de construção em 2023, a prefeitura fechou o ano passado com 789 alvarás emitidos pelo Implurb. Manaus ocupa a nona posição em construção civil/mercado imobiliário no ranking de “Melhores Cidades para Fazer Negócios”, da Urban Systems, publicado na revista “Exame”.

Outro ponto de destaque é notar que a população está buscando regularizar e licenciar mais suas obras, levando segurança a projetos e edificações. “É muito importante para ter uma cidade mais organizada, mais regularizada, urbanisticamente mais bonita e mais acessível. São sinais de que a população está procurando o licenciamento”, completou Valente.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *