Maternidade reforça pedidos de doação de leite materno para bebês prematuros

Maternidade reforça pedidos de doação de leite materno para bebês prematuros

Após o período de festas de fim de ano, férias e Carnaval, o Posto de Coleta de Leite Humano da Maternidade Dr. Moura Tapajóz (MMT), da Prefeitura de Manaus, mais uma vez está com seu estoque em nível crítico. Para efeito comparativo, em janeiro deste ano, a maternidade recebeu 10.650 mililitros de leite materno doado, entretanto, foram necessários 20.130 mililitros para alimentar os bebês prematuros internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) da unidade, um déficit de 9.480 mililitros.

Em 2023, o Posto de Coleta de Leite Humano da MMT contou com a colaboração de 77 mulheres, que, ao longo do ano, doaram 364.819 mililitros de leite materno. Setembro foi o mês com recorde de doações, com mais de 60.000 mililitros de leite recebidos, enquanto dezembro foi o pior mês de 2023, com apenas 17.570 mililitros de leite recebidos.

Mês

“Em janeiro deste ano não conseguimos captar nem a quantidade recebida no pior mês do ano passado. Precisamos agir rapidamente, porque os bebês doentes e prematuros, que não podem ser amamentados por suas próprias mães, não devem e nem conseguem esperar muito tempo” destacou a enfermeira obstetra Núbia Cruz, diretora da MMT.

A diretora ainda destaca que toda mulher saudável que esteja amamentando pode ser voluntária e ajudar a salvar a vida de vários recém-nascidos, inclusive aquelas que tiveram seus filhos em qualquer outra maternidade, pública ou particular. “É importante que as mulheres lactantes tenham consciência de que doar leite literalmente salva vidas”, completou a diretora.

Coleta

A coleta domiciliar agora pode ser agendada por meio de dois telefones: (92) 99240-8080 e o novo número (92) 98842-8514 (ambos somente mensagem de WhatsApp), de segunda a sexta-feira, em horário comercial, ou a doação pode ser realizada presencialmente na própria sede da maternidade, localizada na avenida Brasil, n°1.335, bairro Compensa I, todos os dias, no horário das 8h às 17h.

A enfermeira Lílian Aguiar, responsável pelo Cantinho da Amamentação, ressalta que o processo de doação é simples. “Deixamos os potes esterilizados na casa das doadoras, buscamos o leite e orientamos sobre todo processo”, explicou a enfermeira.

“Garanto para vocês que doar leite não é complicado. Todas as mães que estão em casa e que produzam excedente de leite, por favor, entrem em contato conosco pelo WhatsApp para que possamos orientar e agendar a coleta”, explicou Lílian Aguiar. “E quem não puder doar pode ajudar divulgando essa informação para os amigos, família e em suas redes sociais”, concluiu a enfermeira.

Todo o leite doado é analisado, pasteurizado e submetido a um rigoroso controle de qualidade antes de ser ofertado a uma criança, conforme rege a legislação que regulamenta o funcionamento dos bancos de leite humano no Brasil, a RDC Nº 171.

Cantinho

O Posto de Coleta de Leite Humano da MMT existe desde 2005 e funciona 24 horas para atendimento às pacientes internadas na unidade. Em horário comercial, o Cantinho da Amamentação também dá apoio às puérperas e mulheres que estão amamentando, com orientações sobre amamentação. O posto dispõe, ainda, de automóvel com motorista, exclusivamente para coleta de leite no domicílio das mães doadoras, buscando os vidros cheios e substituindo por vidros esterilizados.

A amamentação é recomendada pelo Ministério da Saúde para crianças por pelo menos dois anos ou mais, sendo, de maneira exclusiva, até os seis meses. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), cerca de 6 milhões de vidas são salvas todos os anos devido ao aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *