26/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Em Brasília, titular da Sepror e ministro da Pesca conversam sobre exportação de peixes ornamentais

Publicado em 22 de fevereiro, 2024

O titular da Sepror, Daniel Borges (à esquerda), e o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula. Foto: Divulgação/Gilvanete Costa/Serfi

Em Brasília, o Governo do Amazonas, por meio do titular da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), Daniel Borges, que está cumprindo agenda institucional, se reuniu, na tarde desta quinta-feira (22/02), com o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula. O objetivo foi tratar sobre a exportação de peixes ornamentais no Amazonas.

Na ocasião, o titular da Sepror comentou as dificuldades e desafios dos piabeiros de Barcelos (a 405 quilômetros de Manaus), que vêm sofrendo na exportação de peixes ornamentais travados em Guarulhos, São Paulo, (SP).

A demanda foi relatada ao titular da Sepror pela Associação de Exportadores de Peixes Ornamentais do Estado do Amazonas (Adepoam) e Instituto Piaba, que atendeu ao pleito dos pescadores e transportadores para apresentar a demanda ao Ministério da Pesca, para solicitar apoio urgente para a Retomada das Exportações de Peixes Ornamentais e a reabertura da fiscalização no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus, para exportação direta dos peixes ornamentais.

“Apontamos alguns encaminhamentos para amenizar as dificuldades dos pescadores, visando o fortalecimento da atividade e a exportação dos peixes ornamentais, principal fonte de vida das comunidades ribeirinhas daquela região”, disse o titular da Sepror.

Segundo o que foi relatado pelas instituições, um peixe indo para Guarulhos fica um dia a mais sem se alimentar e a qualidade dele não chega conforme o comprador gostaria, causando altos índices de mortandade.

Antigamente, a fiscalização do Instituto de Meio Ambiente (Ibama) era realizada em Manaus, e atualmente ocorre em Guarulhos.

Desde 2022, quando o Aeroporto de Manaus deixou de ser designado pelo Ibama como ponto de despacho aduaneiro para exportações, o setor vem enfrentando uma série de desafios sem precedentes, como atrasos na análise de exportações, tempo de trânsito prolongado, aumento dos custos de fretes, dificuldades em obter reservas, risco de perda da carga viva, perda de mercado, além de impacto na cadeia produtiva de peixes ornamentais.

Pesca ornamental

A pesca ornamental é realizada em mais de 20 municípios no estado do Amazonas, sendo a maior contribuição de peixes ornamentais oriunda da calha do Rio Negro, principalmente dos municípios de Barcelos e Santa Isabel do Rio Negro.

As principais espécies cultivadas no Amazonas são cardinais, coridoras, bodós, lápis, xadrez e acará-disco. Os países que mais compram os peixes são Alemanha e Estados Unidos.

Veja mais notícias em Economia

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.