Amazonas incentiva desenvolvimento da atividade da piscicultura em Iranduba

Amazonas incentiva desenvolvimento da atividade da piscicultura em Iranduba

Entrega de alevinos, assistência técnica e extensão rural são algumas das ações oferecidas pelo Sistema Sepror. (Foto: Emerson Martins/Sepror)

Com uma criação de, aproximadamente, dois mil tambaquis para realizar a despesca e posteriormente a comercialização, o piscicultor do município de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus), Adalberto de Araújo, tem buscado ampliar sua produção de pescado, com o apoio do Governo do Amazonas.

Adalberto, que tem oito tanques para a criação de peixes, entre tambaqui e pirarucu, foi um dos beneficiados com a entrega de 2 mil unidades de alevinos (formas jovens) de tambaqui, realizadas na quarta-feira (21/02), pela Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), em conjunto com o Instituto de Desenvolvimento Agropecuária e Florestal Sustentável (Idam).

“Olha, é uma ação muito positiva. Está de parabéns o nosso governador pelo seu laço de compromisso com o setor primário, e o Idam também, que sempre esteve com a gente. É satisfatório o produtor ter esse acompanhamento, essa parceria e apoio da Sepror. Estamos bem otimistas”, agradeceu Adalberto.

No total, foram beneficiados cerca de 35 piscicultores do município, com a entrega de, aproximadamente, 50 mil alevinos de tambaqui. A ação ocorreu na sede do Idam de Iranduba.

De acordo com o gerente do Idam de Iranduba, Jean Cavalcante, os piscicultores também recebem toda a assistência técnica e extensão rural para o desenvolvimento da atividade da piscicultura, e de outras culturas de produção. “Fazemos o acompanhamento de todo o processo para orientar os piscicultores em produzir seu pescado da melhor forma possível e com qualidade”, comentou.

Os alevinos são oriundos do Centro de Tecnologia, Produção e Conservação de Recursos Pesqueiros (CTPC), situado no Distrito de Balbina, em Presidente Figueiredo (a 117 quilômetros de Manaus). O Centro é referência na reprodução de peixes nativos, como o tambaqui, matrinxã e pirapitinga.

A produção de pós-larvas e alevinos são distribuídos gratuitamente para os piscicultores em municípios com potenciais produtivos na atividade.

Entregas para 2024

A estimativa para o ano de 2024 é entregar mais de 2 milhões de pós-larvas e 2 milhões de alevinos, entre tambaqui, matrinxã e pirapitinga, para mil piscicultores, distribuídos em cerca de 25 municípios que têm potencial produtivo na atividade da piscicultura.

Segundo o gerente de aquicultura da Sepror, Oster Machado, para os produtores e criadores de peixes interessados em receber os alevinos, basta procurar o Idam local ou as secretarias de produção rural do município, para realizar as solicitações.

“Através deles nos chega uma lista de solicitações desses produtores. Nós fazemos uma triagem e encaminhamos para o centro de Balbina, e dali se dá o procedimento de uma reprodução e, posteriormente, encaminhamos alevinos àqueles que a nós demandaram”, finaliza Oster.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *